PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Pinta sexy: como fazer sardas falsas, a make com milhões de posts no TikTok

Desenhar sardas falsas no rosto é uma das tendências de maquiagem de 2021 que fazem sucesso nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Desenhar sardas falsas no rosto é uma das tendências de maquiagem de 2021 que fazem sucesso nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

15/04/2021 04h00

Do make para ressaltar as olheiras até carregar o blush no rosto inteiro: não há como negar que o TikTok mudou as tendências de beleza com truques inusitados (e até mesmo exóticos). A bola da vez são as "fake freckles", ou sardas falsas, que se tornaram virais em todo o mundo como o truque de maquiagem do momento.

Sim, você leu certo: a última moda da rede social é fazer sardas artificiais ao redor do nariz e das bochechas. A tendência se tornou tão popular que em uma busca simples pelo TikTok é possível encontrar mais de 93 milhões de visualizações de conteúdos sobre o tema. No Instagram a tendência também faz sucesso.

E vale tudo em busca do make natural com sardas falsas. Usar canetas delineadoras, lápis de olho e até henna para fazer os pontinhos no rosto. Como resultado, um visual bem bronzeado e saudável — e que também serve para cobrir manchas, como de acne por exemplo.

A apresentadora Giovanna Ewbank é adepta da maquiagem e dos filtros de sardas falsas nas redes sociais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A apresentadora Giovanna Ewbank é adepta da maquiagem e dos filtros de sardas falsas nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

"O que vimos nos últimos anos foi o uso excessivo de maquiagem de alta cobertura, para deixar a pele sem manchas, olheiras ou cicatrizes com o famoso "reboco". A onda das sardas fake vem neste movimento contrário à pele perfeita e, de certa forma, para devolver a naturalidade à maquiagem", acredita a maquiadora e cabeleireira Ligia Tiemi Tory, do Studio Hair 25 em Nova Esperança (PR).

Pincel e tinta de sobrancelha ajudam a fazer as pintinhas

As sardas verdadeiras são manchinhas resultantes da pigmentação natural das células conhecidas como melanócitos, como uma resposta a estímulos como a radiação ultravioleta do sol e fatores genéticos. E o que durante muito tempo foi motivo de vergonha (ou insegurança) para muitas mulheres, agora está em alta nas tendências de maquiagem para 2021.

"Quando olhamos para o segmento de beleza, vemos que as influenciadoras conseguiram trazer para um mundo mais próximo e real tudo o que víamos apenas na TV ou no cinema. E quando se tem alguma referência, ela tem o poder de gerar tendências e influenciar comportamentos", explica Murilo Oliveira, CEO da IWM Agency e especialista em marketing de influência.

E não faltam referências no TikTok para fazer em casa — e nem filtros no Instagram para garantir as manchinhas artificiais nas fotos. A produtora de conteúdo Suzana Lira, 33, revela que já tentou fazer as sardas falsas de diversas formas. Duas funcionaram bem: com tinta de sobrancelha marrom e um pincel bem fininho para criar as manchinhas e, também, com lápis de olho, que geralmente usa como delineador.

Para ela, o segredo é ir aplicando e removendo os excessos para não borrar (e nem exagerar). "Acredito que as sardas falsas chegaram para mostrar que a beleza surge em várias cores, formatos e gêneros. E muitas coisas que antes eram consideradas feias e até motivo de bullying agora são vistas como tendências", aponta a influenciadora que atualmente mora em Nova York.

Nada de maquiagem "reboco"

@hollyjai_

Tried the fake tan freckle thing and... ##brighterinside ##fyp ##fakefreckles

? Originalton -

As sardas combinam com makes leves e de aparência bem natural. Então nada de pele reboco. Para começar, a dica é usar uma base de cobertura leve a média, com efeito levemente luminoso. Depois, utilize o corretivo na região dos olhos (se necessário) e finalize a pele com uma camada fina de pó translúcido.

Na sequência, use o blush para dar aquele aspecto saudável à pele, aplicando nas maçãs do rosto e também sobre o corpo do nariz — imitando um "queimadinho" de sol. Só então entram em cena as sardas fake. A maquiadora Ligia Tory sugere fazer as manchinhas artificiais com spray de tinta de cabelo (aquele bem usado para cobrir os fios brancos) ou com uma base mais escura que o seu tom de pele.

"No caso do spray, o truque é apertar a válvula de forma leve, para o pigmento só respingar no rosto. Já para a base, suje as cerdas de uma escova de dente com a base e friccione as cerdas com o dedo contra o rosto, espirrando o produto na face", explica.

Com o lápis marrom é mais fácil: basta ir fazendo marcações de forma irregular. "Em todas essas técnicas, a dica para ficar com um resultado mais natural é concentrar as sardas nas maçãs do rosto e do dorso do nariz, onde tem mais incidência dos raios solares", completa.

Cuidados na hora de aplicar as sardas falsas

A tendência viral das sardas falsas do TikTok traz, ainda, outras referências para fazer as manchinhas em casa. A mais polêmica, sem dúvida, é a "henna freckle", ou sardas de henna, que já se tornou um dos truques de beleza mais comentados da rede social.

Nesta referência, pequenos pontinhos de henna natural são aplicados de maneira aleatória no nariz e nas bochechas. Depois que a tinta seca, é removida da pele e as pintinhas ficam como uma tatuagem provisória durante alguns dias.

O dermatologista Fernando Macedo ressalta que a henna é segura, mas que podem surgir reações alérgicas na pele. "Existe uma substância chamada parafenilenodiamina (PPD) que pode causar irritação, além de inflamação, coceira e, eventualmente, até a formação e bolhas."

De acordo com o médico, alguns cuidados são necessários para usar este produto: a pele não deve estar sensibilizada, ressecada ou com irritações. Ou seja, a pele precisa estar bem hidratada para não sofrer nenhuma reação adversa.

Beleza