Topo

Uma cor só: inspire-se no prático make monocromático das sisters do BBB

A advogada Juliette Freire, do BBB 21 - Reprodução/Instagram
A advogada Juliette Freire, do BBB 21 Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

02/04/2021 04h00

Com a nova de rotina de trabalho em casa, a maquiagem monocromática anda fazendo sucesso: prática e versátil, pode ser feita facilmente usando produtos dentro da mesma paleta de cores nos olhos, lábios e bochechas, ajudando a dar aquela arrumadinha básica para encontrar virtualmente os colegas de trabalho.

Mesmo não sendo um conceito novo, famosas como Manu Gavassi, Camila Queiroz, Maísa, Erika Januza e Rafa Kalimann, além das sisters Juliette e Camilla de Lucas, do BBB 21, já são adeptas da make que funciona em qualquer estação do ano. E, diferente daquelas cores bem marcadas e chamativas dos anos 1980, agora essa maquiagem aparece também de maneira mais delicada, sem todo aquele exagero que marcou época.

Manu Gavassi é adepta da maquiagem monocromática - Reprodução/Instagram/Thomas Tebet - Reprodução/Instagram/Thomas Tebet
A cantora e ex-BBB Manu Gavassi é adepta da maquiagem monocromática
Imagem: Reprodução/Instagram/Thomas Tebet

"A década de 80 foi uma verdadeira explosão de cores, texturas e brilhos. Mas hoje essa maquiagem ganha uma releitura, uma roupagem mais atual, mas sem abrir mão da ousadia, com delineados incríveis, cores vivas e a volta com tudo do efeito glossy, mais brilhante", acredita Michelle Costa, maquiadora no MG Hair Design em São Paulo (SP).

Maquiagem rápida para o dia a dia

Este estilo de maquiagem super emocrático harmoniza bem com todos os tons de pele e tem a vantagem de você não se preocupar em combinar as cores (e nem ter muitos produtos na nécessaire). Existem, inclusive, opções de itens multiuso, como o lip tint, que podem ser usados na maquiagem monocromática e que servem tanto como sombra quanto blush e batom.

Para a influenciadora Laura Brito, esse é um benefício extra da make monocromática: com um único produto, é possível fazer a maquiagem toda. Por exemplo: somente com um batom, ela consegue passar nos lábios, utilizar nas maçãs do rosto como blush (dando batidinhas leves) e, ainda, como sombra. "É uma maquiagem que você consegue realizar com menos produtos, muito mais acessível e rápida de fazer", afirma a pernambucana de 26 anos.

Como acertar na escolha da cor

A dica para começar sem erro é usar tons neutros em todas as regiões do rosto, em nuances que destacam a beleza natural da pele como nude, pêssego, terracota e rosa. "Em peles claras, a cor se revela com maior intensidade, então, é necessário atenção para distribuir os tons de maneira equilibrada e não pecar no exagero", diz Michelle.

No caso de pele morena e negra, cores mais vibrantes como violeta, vermelho e laranja promovem um contraste com o tom da cútis. Para não ficar over, o truque é usar as tonalidades com leveza — e escolher apenas uma área do rosto para destacar.

Laura Brito conta que, quando faz uma make monocromática, procura seguir a base quente da sua pele, abusando de tons corais e marrom. "Assim eu consigo usar o mesmo tom de contorno nos olhos e um batom mais nude, puxando para a mesma tonalidade. Acho que fica bem harmônico e combina bastante com meu subtom de pele", diz.

Cuidado com misturinhas inusitadas

Cores complementares também são bem-vindas, desde que sejam próximas entre si, como um delineado azul com blush e batom alaranjado, por exemplo. Tons próximos como pink e laranja ou rosa com vermelho trazem um degradê ao visual que funciona de maneira até inusitada em uma maquiagem monocromática.

Rogério Magalhães, que já maquiou Gisele Bündchen, recomenda cautela ao escolher as nuances do look monocromátrco. Alguns tons de sombra, como azul e roxo, diz, podem ter um efeito não esperado — e você corre o risco de ficar parecendo que machucou a região dos olhos.

"Outro cuidado é o batom: azul, amarelo, preto e roxo são muito fortes e carregados, que funcionam bem em editoriais de moda, com uma proposta. Em casa é mais interessante apostar em uma paleta mais neutra, em tom de mel, que esteja mais alinhada ao seu tom de pele e à sua personalidade".

Equilíbrio entre tons e texturas

Para quem não se intimida com a tendência, a mistura de acabamentos resulta em uma make moderna e sem esforço. Fosco, metálico, glossy e glitter garantem looks mais elaborados para ousar mesmo no homeoffice. O segredo é equilibrar esses efeitos de maneira delicada na boca e nos olhos.

Para não exagerar, a recomendação dos especialistas é prestar atenção nos contrastes, como as pálpebras com textura mais brilhante e um batom fosco. Ou usar um iluminador no canto dos olhos, no caso de uma sombra opaca. "Abuse do efeito glossy nos olhos, realça a cor da maquiagem e fica lindo! Cuidado com o excesso de gloss na pálpebra para não acumular nas dobrinhas ou escorrer nos olhos", recomenda a maquiadora Michelle Costa.

Na hora da aplicação, confira algumas dicas valiosas:

  • Antes de eleger a cor protagonista, a preparação da pele segue a rotina da maquiagem tradicional, com primer, base de efeito natural, corretivo para cobrir as olheiras e pó translúcido para selar a make;
  • Vale a pena investir na máscara para os cílios e delineador bem marcado para realçar ainda mais os olhos. No caso dos delineadores diferentões que estão em alta, lembre-se, menos é mais: se carregar nos olhos, eleja um tom discreto dentro da mesma paleta de cores para os lábios;
  • O blush bem esfumado deixa o rosto mais suave;
  • Sombras cremosas têm cores mais intensas e podem ser manuseadas sem a necessidade de um pincel;
  • Não se esqueça do velho e bom iluminador para dar o aspecto de que está sem maquiagem