Topo

Esconder olheiras? Não mais: no TikTok a moda é reforçar marcas sob olhos

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

17/01/2021 18h29

Você provavelmente já tentou esconder ou suavizar as olheiras com maquiagem depois de uma ressaca ou noite mal dormida. Pois agora a tendência parecer ser justamente o contrário: usar maquiagem para reforçar as marcas sob os olhos. Pelo menos nos vídeos virais do TikTok.

Um dos vídeos mais populares que mostra a técnica é da jovem Sara, que ao som de música pop, passa em volta dos olhos maquiagem de tom mais escuro que sua pele e depois espalha com os dedos.

Outras mulheres seguem a mesma técnica, e uma delas chega a escrever, na legenda do vídeo: "Sim, olheiras são sexy".

A maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes, conta que já produziu efeitos semelhantes em modelos para desfiles ou ensaios de foto, mas afirma que esse é um movimento contraditório.

"Tudo tem dois lados. Tem a coisa legal de naturalizar a olheira, confirma um movimento de aceitação da beleza natural. Por muito tempo vigorou essa tendência de uma beleza super retocada, tanto com maquiagem quanto com filtro, então por esse aspecto eu acho ótimo que seja naturalizado", diz. "Por outro lado, precisamos questionar quem está fazendo: são meninas que fizeram toda uma maquiagem perfeita, impecável, não tem nada de natural ali"

Fabi aponta: "Não é que a olheira natural fica aparente, mas elas estão produzindo uma olheira falsa. Essas meninas estão dentro de um padrão hegemônico, são brancas, magras, têm o rosto dentro daquele padrão da harmonização facial. Nesse caso, a olheira não vem como uma aceitação, mas com um acessório".