Topo

Ingrid Silva faz exercícios para diástase no pós-parto. Quem pode indicar?

Ingrid Silva, com Laura, fala sobre diástase após dar à luz - Reprodução/Instagram
Ingrid Silva, com Laura, fala sobre diástase após dar à luz Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

03/04/2021 11h51

Mãe de Laura, a bailarina Ingrid Silva revelou no Instagram que foi diagnosticada com diástase, um afastamento dos músculos abdominais no corpo da mulher pós-parto, e que segue uma rotina de exercícios para assoalho pélvico como parte da recuperação.

A diástase é tão comum, que muitas mulheres se identificaram com o diagnóstico nos comentários do post da artista. A cantora Maria Rita disse até que precisou operar a região após ter filho. "A minha era gigante. Tive que operar? Deu bem errado", escreveu.

Ingrid explicou que os cuidados com o assoalho pélvico foram recomendados a ela por especialistas. As seguidoras pediram mais informações sobre o tratamento. Mas, atenção: a indicação de exercícios para essa região deve ser feita por profissionais como fisioterapeutas pélvicos ou que cuidem da saúde da mulher.

Diástase: o que é e tipos de tratamento

Ingrid, que falou para Universa no mês passado sobre maternidade e volta ao trabalho no balé, publicou um vídeo em que faz algumas repetições do exercício de "ponte", como forma de fortalecer o abdômen por conta da diástase.

A diástase se dá por conta de um afastamento dos músculos do abdômen e da fáscia (tecido que conecta os músculos), bem no meio do abdômen causado por uma tensão imposta na parede abdominal pelo crescimento e movimentação do feto durante a gestação, como explica a mestre em Ciências da Saúde e colunista do VivaBem UOL Paola Machado.

Algumas mulheres no puerpério podem identificar a olho nu a diástase, por perceberem que estão com o "estômago alto" ou que o abdômen não tem a mesma aparência de antes da gravidez. Mulheres que passam por aumento de peso ou, com o avanço da idade, também podem ter diástase, que não costuma ultrapassar um afastamento de três centímetros entre os lados direito e esquerdo.

O tratamento mais indicado para cada mulher, entretanto, deve ser indicado por um especialista de saúde, como um fisioterapeuta pélvico, que trabalhe com a musculatura pélvica, se possível dedicado à saúde da mulher. É esse profissional que saberá avaliar as condições físicas da mulher no pós-parto.

Há casos em que é necessário cirurgia plástica, como o de Maria Rita. O procedimento é de um corte na região do abdômen, sem entrar na cavidade, para juntar os músculos. De acordo com especialistas entrevistados por Universa, a diástase é um problema predominantemente estético, mas também há perda da força abdominal.

Com informações da matéria Thais Fersoza fará cirurgia na barriga que pode custar até R$ 50 mil; saiba