PUBLICIDADE

Topo

Universa Vê BBB

Como Camilla no BBB: dicas pra cuidar do cabelo após cortar as box braids

Camilla de Lucas cortou as tranças sintéticas e apareceu com os fios naturais, crespos e bem mais curtos - Reprodução/Globoplay
Camilla de Lucas cortou as tranças sintéticas e apareceu com os fios naturais, crespos e bem mais curtos Imagem: Reprodução/Globoplay

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

23/03/2021 11h03

Fora do Big Brother Brasil, Camilla de Lucas era conhecida por mudar de visual com frequência — e com a ajuda das laces, tipo de peruca bem realista, usada por personalidades como Ludmilla e Rihanna. Ontem, a influenciadora decidiu cortar as tranças que usava desde o primeiro dia de programa e apareceu com os fios naturais, crespos e bem mais curtos, pouco antes de aderir à lace lisa e bem longa.

A remoção do penteado foi feita primeiro com tesoura, para cortar os fios sintéticos, depois na mão, desfazendo as tranças nos fios naturais. Todo o processo durou mais de uma hora, e Camilla contou com a ajuda dos colegas de confinamento João e Sarah.

Enquanto estava com o cabelo natural, Camilla lavou os fios, pediu produtos específicos para cabelo crespo, disse que pularia na piscina pela primeira vez em dois meses de programa e ouviu de João que deveria deixar o cabelo respirar antes de colocar a lace. Será que precisa?

Universa conversou com duas trancistas — Domênica Correa de Mello e Sheila Makeda, fundadora da Makeda Cosméticos — para responder a essas e outras questões sobre os cuidados com o cabelo crespo depois de remover as tranças.

Quanto tempo em média duram as tranças?

O penteado dura de dois a três meses — Camilla fez a remoção das tranças dias antes do BBB completar dois meses noar, mas passou pelo menos 15 dias confiada antes da estreia do programa. "Ficar com as tranças mais tempo que o recomendado danifica os fios, que podem começar a cair ou ficar quebradiços", alerta Domênica.

Qual é a melhor forma de remover as tranças?

Segundo as duas trancistas, Camilla fez do jeito correto: o ideal é cortar a parte sintética das tranças mais ou menos dois dedos abaixo de onde começa o cabelo natural, e ir desfazendo o restante com os dedos — e de preferência com ao auxílio de outras pessoas, para evitar danificar os fios, exatamente como João, Sarah e outros brothers ajudaram a influenciador a fazer.

O material sintético perde a utilidade depois de cortado e deve ser descartado.

Pode ir na piscina?

Pode! Piscina, mar, tudo liberado. A diferença é que as tranças demoram mais para secar e não é bom dormir com as tranças molhadas, porque a umidade danifica tanto o penteado quanto os fios naturais. Além disso, dependendo do material utilizado, elas ficam muito pesadas quando estão molhadas — pode ser que, por conta destes dois fatores, Camilla tenha evitado mergulhar na piscina do BBB até agora.

"Nada impede curtir praia ou piscina. O importante é lavar bem depois para sair o cloro ou sal e secar bem a raiz com um secador", o que pode levar um tempinho, explica Sheila.

Como cuidar do cabelo natural depois de meses com tranças?

Depois da remoção das tranças, é preciso desembaraçar com cuidado para não machucar o couro cabeludo, alerta Domênica, desfazer possíveis nós, lavar bem e hidratar os fios — exatamente como Camilla fez.

"O cabelo trançado pode ficar um pouco machucado, poroso e às vezes ressecado. Por isso, é muito importante fazer um tratamento que nutra os fios", acrescenta Sheila.

Precisa deixar o cabelo respirar?

Sim! O ideal é deixar respirar por pelo menos dois dias antes de fazer novas tranças ou colocar uma peruca lace — coisa que Camilla não fez: horas depois de soltar as tranças, ela apareceu usando a lace.

Linda de qualquer jeito, né, mores?

Universa Vê BBB