PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Ligação com deuses da mitologia reflete características nos signos. Conheça

Todo signo tem conexão com algum deus da mitologia, sabia? Isso ocorre através do planeta regente de cada um deles - iStock
Todo signo tem conexão com algum deus da mitologia, sabia? Isso ocorre através do planeta regente de cada um deles Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

17/02/2021 04h00

Todo signo tem conexão com algum deus da mitologia, sabia? Isso ocorre através do planeta regente de cada um deles. Além do mais, tal ligação incorpora atributos aos representantes do zodíaco.

"Ao sabermos sobre as características dos deuses e deusas presentes no nosso signo solar e ascendente, já teremos um pequeno conhecimento sobre a nossa natureza arquetípica essencial", argumenta Eliana Leoni, psicóloga com foco no desenvolvimento humano, consultora sistêmica e orientadora em estudos de mitologia.

Somado a isso, o arranjo dos planetas no mapa astral revela mais detalhes sobre os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.

Eliana Leoni observa que os arquétipos de todos os signos estão enredados em uma sensacional trama, como ela apresenta a seguir.

Áries

É regido por Marte, o deus da guerra, filho de Júpiter e Juno (Zeus e Hera). Guerreiro e protetor do povo romano, Marte era rejeitado pelo pai e desvalorizado pela mãe, devido ao seu temperamento e por não ser estrategista. Isso resulta em problemas com figuras de autoridade para o ariano.

Características positivas: passional, trabalhador, com vontade de viver e avançar. Áries anseia pela novidade, é persistente, tem sexualidade expansiva e é leal a seus princípios.

Características a serem desenvolvidas: pelo gênio forte, costuma ser estourado e briguento, inconsequente e impulsivo. Por vezes é vingativo. Impaciente, mantém sentimentos de menor valia, em relação a si, e inadequação.

Como resolver: amenizar a energia ígnea, impetuosa, e aprender a negociar (qualidades de Mercúrio), a agir com diplomacia (características da irmã de Marte, Atena) e exercitar o autocontrole (atributos de Apolo, o deus do Sol).

Touro

Tem influência arquetípica de Gaia, a deusa mãe-terra. Tolerante, estável, fértil e cuidadora, essas características surgem nos nativos de Touro. É regido por Vênus (Afrodite) que, segundo a mitologia, nasceu da espuma do mar quando o falo de Urano adentrou no oceano. Trata-se de uma deusa titânica e multifacetada, sedutora, responsável pela fertilidade e pelo prazer.

Características positivas: trabalhador, responsável, com dons espirituais, sexualidade, magnetismo pessoal. Touro gosta dos prazeres da vida, é corajoso e capaz de superar dificuldades.

Características a serem desenvolvidas: exercitar o desapego a bens materiais e cuidar dos excessos na alimentação e bebidas. Pela influência da Terra (Gaia), não gosta de mudanças - é mais lento e pouco flexível.

Como resolver: dar lugar a sentimentos bons, desapegar via compensação de energia emocional guardada na alma (qualidades de Plutão), tatar a rigidez e diminuir a pressão que exerce sobre si, permitindo-se prazer sem culpas, além de suavizar a expressão séria (características de Vênus).

Gêmeos

Regido por Mercúrio (filho de Júpiter e Maya), que nasceu em condições humildes e aprendeu a se virar sozinho desde cedo. É rápido, inteligente e eloquente. Tido como protetor dos comerciantes, dos ladrões, viajantes e atletas, é o mensageiro do Olimpo. Não há caminhos fechados para geminianos. Na mitologia, Hermes (Mercúrio) foi um deus de aparência eternamente jovem, responsável por transmitir aos homens os conhecimentos de magia e alquimia.

Características positivas: é um ótimo comunicador. Por conhecer caminhos, guia as almas. Gêmeos é brincalhão e com rapidez mental, é autoconfiante, ágil nos movimentos, criativo, astucioso, e capaz de integrar polaridades.

Características a serem desenvolvidas: o senso ético precisa de atenção. Excessivamente fluidos, geminianos são impulsivos e precisam estabelecer limites. Não se apegam a compromissos emocionais e de intimidades e são eternas crianças.

Como resolver: trabalhar aspectos de ordem, regras e limites (qualidades do Sol [ou Apolo]). A convivência com mais experientes ajuda Gêmeos a se centrar e aprimorar, permitindo que a mente dinâmica se dedique a um serviço construtivo.

Câncer

Sua regência é da Lua e foi associado a inúmeras divindades femininas ao longo da história. No recorte greco-romano, três principais deusas dividem as características lunares: Ártemis (crescente), Selene (cheia) e Hécate (luas nova e minguante). Sabendo disso, os romanos cultuavam Diana (Ártemis), protetora da caça e da noite, como a principal deidade lunar.

Características positivas: boa comunicação interpessoal, capacidade de agregar pessoas, emotivo, fértil, instintivo e intuitivo.

Características a serem desenvolvidas: instabilidade emocional, introspecção, caráter manipulador, apego à família, insegurança emocional e financeira e o controle psíquico.

Como resolver: o canceriano precisa ativar as forças do arquétipo de Ártemis. que é determinada, independente e centrada em si. Igualmente deve reforçar aspectos de Mercúrio: ser lógico, racional, ativo e arrojado. Para insegurança e instabilidade emocional, trazer os pontos de Saturno, que é disciplinador.

Leão

Regido pelo Sol (deus Apolo), seus aspectos são de ordenador da vida, guiando os humanos pelas horas. A luz leonina é reveladora. Sua presença direciona e norteia.

Características positivas: promove arquetipicamente o gosto por regras, pela ordem, pelo respeito e autoridade. Racional, inteligente, estudioso, centralizador e focado, Leão é um legislador nato. Possui dons espirituais e ritualísticos.

Características a serem desenvolvidas: a distância emocional e problemas no campo afetivo. Workaholic, exige e cobra muito. Arrogância ocasional, solidão e defesa de valores do patriarcado também são situações ruins.

Como resolver: dar mais espaço para as características do deus Dionísio, aprendendo a viver o momento e ser flexível. Racionalizar menos, respeitar a essência feminina, deixar-se inebriar pelo amor e o prazer, e dar vazão à sexualidade saudável. Ser humilde e cultivar religiosidade mais acolhedora.

Virgem

Mercúrio, o deus da comunicação, traz aos virginianos um senso lógico e racional, com uma capacidade investigativa, científica e de cura. Por força do elemento Terra, suas qualidades se tornam mais estáveis e consistentes.

Características positivas: paciente, perfeccionista e meticuloso, possui uma mente processual, metódica, diligente e humilde.

Características a serem desenvolvidas: equilibrar corpo, mente e espírito, simultaneamente. Ser menos crítico e julgador, não insistir em comportamentos repetitivos e pouco funcionais, seguir mais a intuição, sem se perder em sonhos.

Como resolver: desenvolver aspectos de Mercúrio, em relação a caminhos e palavras a serem ditas. Com isso, consegue se tornar um curador, ganhar intuição e conquistar novas ideias. Dedicar-se a atividades ao ar livre, que aumentem a energia vital e a resistência física, seguindo aspectos da deusa Ártemis, também ajuda.

Libra

Para os gregos, Libra era influenciado por Hefesto (Vulcano), marido de Afrodite (Vênus). A mitologia conta que, inspirado na beleza da Vênus, ele produziu as mais belas joias do Olimpo. Hefesto é um deus de complexidade emocional, traído e rejeitado de muitas formas. Na astrologia, é regido por Vênus (deusa do amor, da beleza), que traz características diferentes para os nativos, como o desejo de encontrar um parceiro.

Características positivas: justiça e a busca pela conduta ética e o pensamento filosófico. Quieto, passivo e calmo, é cooperativo e admira o que é belo e harmonioso. Bom administrador e ambicioso.

Características a serem desenvolvidas: a capacidade de decisão, a redução da excessiva flexibilidade e das projeções e idealizações na figura feminina.

Como resolver: ativar aspectos de Marte através de treinamento em assertividade ou artes marciais, se dispor a sair do mundo das ideias para o mundo prático. Pensar e agir, características do arquétipo de Saturno.

Escorpião

A regência de é Plutão (Hades, o deus do submundo na mitologia grega), que possui riquezas, mas vive praticamente isolado. A esposa é a jovem Perséfone, que passa três meses da primavera com a mãe. Seu reino é frio e cheio de mistérios. A psique do nativo de Escorpião pode ressoar tais aspectos soturnos.

Características positivas: são seres criativos, responsáveis, cheios de magnetismo e trabalhadores. Naturalmente introvertidos, revelam-se discretos e constantes, determinados e perseverantes nos objetivos.

Características a serem desenvolvidas: o escorpiano costuma ser frio, indiferente e angustiado mentalmente, com tendência à negatividade ou cinismo. Sua inflexibilidade e decepção com o mundo externo podem lhe causar comportamentos delirantes. Tem dificuldade em relações afetivas.

Como resolver: o nativo de Escorpião veio para lidar com a autotransformação. Para isso, é necessário a coragem de Marte, quebrando padrões, e a capacidade de transmutação de Vênus, utilizando a fecundidade da deusa para dar frutos no mundo externo. Traduzindo: criar conexões, confiar, perdoar e seguir.

Sagitário

O mito da constelação de Sagitário é sobre Quíron, o mais nobre de todos os centauros, filho de Zeus, educado por Apolo nas artes adivinhatórias, proféticas e de cura. Foi ferido por seu pupilo Hércules, com uma flecha envenenada. Como era mortal, sofreu por muito tempo, até que negociou com Júpiter (Zeus) sua imortalidade. Regido por Júpiter, o signo tem influência do arquétipo do rei dos deuses, somado à própria personalidade de Quíron.

Características positivas: sagitarianos são seres majestosos, com poder e caridosos (graças a Júpiter). De grande espiritualidade, são serenos e otimistas, com grande senso de justiça. Ainda se mostram expansivos, alegres e livres no mundo.

Características a serem desenvolvidas: a arrogância, o orgulho e a negligência merecem atenção, assim como o excesso de otimismo. Também tem dificuldade de lidar com questões de ordem subjetivas e emocionais.

Como resolver: ativar o arquétipo de Apolo, deixar a concentração o fluir, ver além e ter maior vontade que o impulsione ao foco. Lidar com os processos do ciclo da vida, ativar as qualidades da deusa Deméter ou de Gaia, que são complacentes, tolerantes e centradas.

Capricórnio

Na mitologia grega, Capricórnio se relaciona com o deus Pan, metade homem e metade cabra, deus da floresta, que auxiliou Júpiter na luta com os titãs. Regido por Saturno, o nativo do signo é chamado de velho. Saturno é Cronos para os gregos, senhor do tempo cronológico. Parte das questões e características que se apresentam na psique dos capricornianos se reportam ao tempo e questões com a figura paterna.

Características positivas: o arquétipo traz, para o nativo, muita responsabilidade, seriedade e autocontrole - uma postura séria e respeitável, em busca de realização profissional. É persistente e incansável.

Características a serem desenvolvidas: dificuldade de lidar com sentimentos, falta de empatia, intolerância e o sentimento de pesar pelo tempo perdido. Tem inabilidade para relaxar e repousar, é materialista e pode abrir mão do convívio afetivo e familiar.

Como resolver: ter consciência de que o sentimento em relação ao pai vem da força do mito do regente planetário. Para melhorar o distanciamento emocional, ativar aspectos de Vênus. Integrar aspectos do mito de Pan, permitindo-se expressar afeto, desejo e estabelecendo um ponto de apoio com a natureza.

Aquário

Na mitologia greco-romana, Aquário é o aguadeiro, o jovem Ganimedes, príncipe troiano raptado por Zeus e levado ao Olimpo para ser seu amante e servir como copeiro. Regido por Urano (Céu na mitologia), está acima de todos, cobrindo a terra e gerando filhos que não permite nascer. Urano é pai dos titãs, e foi destronado pelo seu filho Cronos.

Características positivas: renovação, sentimento de liberdade, pensamento analítico, científico e criativo. É leal e de extrema confiança. Uma verdadeira inspiração a mudar os padrões sociais através de suas habilidades psíquicas.

Características a serem desenvolvidas: pensamentos excessivos, utópicos e falta de senso prático. Inocente, possui relação difícil com dinheiro, relacionamento interpessoal distante e racionalizado. Precisa trabalhar limites.

Como resolver: Aquário tem de cuidar das relações pessoais, já que seu olhar é voltado para a sociedade. Também deve ativar o arquétipo de Apolo e Júpiter para ter limites, ser metódico e organizado. É necessário desenvolver as características de Vênus e lidar melhor com questões afetivas e ser mais ativo, abusando das particularidades de Marte.

Peixes

Mitologicamente, os peixes unidos por laço seriam Vênus e Cupido, que foram transformados em peixes para fugir da perseguição do deus Tífon (ou Tifão). Regido por Netuno, aos peixes couberam os oceanos. O elemento Água é dual: pode ser tranquilo ou tempestuoso, do mundo ou do inconsciente. O símbolo dos dois peixes unidos representa a necessidade dessa integração.

Características positivas: o pisciano é criativo, fértil, sensual, emotivo, espontâneo, protetor, empático, intuitivo, hipersensível, religioso e grande mediador do núcleo familiar.

Características a serem desenvolvidas: instável emocionalmente, é ansioso e vingativo. Armazena ressentimentos e é dualista, reativo, extremado, impressionável e crédulo.

Como resolver: trabalhar a capacidade de se distanciar, qualidade que o arquétipo de Júpiter apresenta. Deve também olhar as deusas Deméter, ligada à Terra, para diminuir a ansiedade, e Héstia, a deusa do fogo sagrado, em quem o nativo pode encontrar o centro da emoções.

Alto Astral