PUBLICIDADE

Topo

Netuno em movimento direto neste sábado pede fim de escapismos e ilusões

O planeta, que rege as águas, termina seu ciclo retrógrado nesse dia 28 - Sergey_Fedoskin/iStock
O planeta, que rege as águas, termina seu ciclo retrógrado nesse dia 28 Imagem: Sergey_Fedoskin/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

28/11/2020 04h00

Fugir da realidade? Já basta! Netuno retorna seu movimento direto depois de mais uma retrogradação e pede para que todos nós tenhamos os pés firmes no chão. O planeta, que rege as águas, termina seu ciclo retrógrado nesse dia 28. Durante a temporada "para trás", Netuno trouxe à tona algumas ilusões e escapismos. Em meio à pandemia, não foi fácil lidar com o negacionismo potencializado pela retrogradação.

"Netuno tem o poder de trazer ideias confusas ao mundo, além de ter muita influência na grande mídia e na política, com fake news, por exemplo. Podemos dizer que o término de sua retrogradação é um movimento que chega denso e, mesmo sendo mais benéfico, precisamos tomar cuidado", afirma Serena Salgado, astróloga do Astrocentro.

Segundo ela, será necessário olharmos com mais atenção para as coisas à nossa volta, principalmente no que se diz respeito à informação e espiritualidade. "Netuno rege o signo de Peixes e faz com que tudo aconteça de maneira mais lenta. O astro traz grandes modificações espirituais e artísticas, já que é regido pelas impressões da arte, da espiritualidade e religiosidade", explica a astróloga.

Ando meio desligado...

De fato Netuno sugere instabilidade e escapismo, nos deixando mais desligados da realidade. No entanto, com sua movimentação direta, podemos ser influenciados de maneira mais positiva. Sabe aquele gás que faltava para fazer as coisas que nos alimentam internamente acontecerem? Ele chega agora. É no profundo de nós que buscaremos a motivação ou o motivo para a caminhada.

A soma com Marte, também direto, traz energia em dobro para buscarmos nossos ideais, mas o cuidado sem as retrogradações ainda deve existir. É preciso olhar as possibilidades sem tanta fantasia, para não cair em ilusões ou isolamentos emocionais.

"Netuno influencia todo tipo de ilusão, o que pode nos deixar mais perdidos em meio a sonhos e pouca ação. O astro transforma nossa vida de uma maneira meio insidiosa e muitas vezes difíceis da gente reconhecer, porque são contornos muito vagos. As vezes nem a gente entende o que está acontecendo", afirma Serena.

A astróloga recomenda aterrar a energia netuniana com exercícios simples como plantar e estar em meio à natureza, com os pés no chão.

Vida prática

Por ser o planeta que rege as águas, Serena Salgado alerta para possíveis problemas relacionados à água, como alagamentos ou a falta de água em si. "É uma tendência naturalmente netuniana e que gera preocupação mundial", diz.

Por outro lado, em um nível mais individual, a astróloga destaca que podemos viver uma fase em que, coletivamente, bebidas, drogas e outras substâncias alteradoras de consciência serão mais consumidas. Ela acredita que será necessário assumir a urgência na busca por terapias e tratamentos psicológicos ou terapêuticos.

"Neste momento, é como se a gente andasse no labirinto na nossa própria psique. Isso pode acarretar na perda de esperança, em sensações de depressão, isolamento, uma ligação muito forte com o passado, culpas, abandonos, apego excessivo e medo de ficar sem as pessoas queridas", destaca.

Por outro, Serena relembra que Netuno pode nos trazer grande inspiração, além de nos levar a grandes conceitos espirituais e a mudanças a nível social. "Então, sim, movimentações de Netuno marcam transformações grandes em nível coletivo, principalmente quando falamos em espiritualidade, ciência e humanidades", finaliza a astróloga.