PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Comemore a Ostara: chegada da primavera promete criatividade e alto astral

O festival de Ostara, celebração baseada no calendário do antigo povo celta, marca o equinócio de primavera - Getty Images
O festival de Ostara, celebração baseada no calendário do antigo povo celta, marca o equinócio de primavera Imagem: Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

21/09/2020 04h00

Amanhã (22/9) começa oficialmente a primavera no hemisfério sul e, junto com ela, comemora-se o festival de Ostara, uma celebração baseada no calendário do antigo povo celta que marca o equinócio de primavera e a chegada de dias mais quentes, uma promessa preciosa para aquele povo, que vivia principalmente da agricultura.

A Ostara acontece no momento em que dia e noite são iguais, trazendo em metáfora o equilíbrio da vida a partir de então. No hemisfério norte, porém, Ostara se comemora em março, quando aqui estamos adentrando o outono. Não é por coincidência que, em março, comemoramos a Páscoa. Afinal, Ostara traz muito dessa simbologia.

O que acontece é que as festividades antigas passaram por uma releitura cristã, que adaptou as comemorações de acordo com os acontecimentos bíblicos. Em Ostara, a terra desperta para sua fertilidade. As plantas começam a brotar, assim como as flores aparecem. Os animais saem de suas tocas e a luz do sol esquenta os dias.

Tudo isso representa o renascer da natureza, assim como a Páscoa representa a ressurreição de cristo. Os ovos de páscoa, inclusive, são uma tradição que vêm de antigamente, já que o ovo é um símbolo de fertilidade. Nesta época, as pessoas pintava e presenteavam as pessoas com ovos como sinal de abertura de caminhos e prosperidade.

Hoje em dia os ovos são de chocolate e pode parecer confuso comemorar uma data tão simbólica em outro mês. No entanto, dá para se conectar com a energia de Ostara para tornar o seu ambiente mais leve e os dias que estão chegando ainda mais prósperos. Quer ver só?

Encha a casa de flores

Nada como mudar a cara de um ambiente, ainda mais estando há tanto tempo dentro de casa com a pandemia, não é mesmo? Flores do campo, lírios, girassóis e até mesmo eucaliptos trazem a energia de Ostara e, além de purificar o ar do ambiente, mudam a energia da casa, tornando-a mais receptiva e favorecendo o fluxo de energia. Assim, todas as tarefas da rotina se beneficiam e você ganha mais criatividade.

Banho de ervas

Renovação que fala? Fazer um banho com manjericão traz ânimo e proteção, uma ótima pedida para receber a primavera. Afinal, a estação mais florida do ano merece. Se a erva for fresca, pegue uma bacia com água e amasse as folhas lá dentro até que elas soltem seu sumo. Se forem secas, esquente água e, quando começar a ferver, desligue o fogo. Coloque a erva seca e tampe por dez minutos. Nos dois casos, depois é só coar e jogar o líquido do pescoço para baixo assim que finalizar o banho higiênico.

Playlist animadora

Que tal fazer uma playlist que te lembre sons de natureza, com cantores que te agradem e letras que trazem aquela sensação de esperança? A música é uma ótima maneira de entrar em sintonia com qualquer sentimento, então você escolhe o clima que quer para comemorar Ostara e basta soltar o play.

Guirlandas de flores

Outra ótima dica para energizar sua casa com as energias de Ostara é fazendo uma guirlanda de flores para colocar na porta de entrada. O processo de feitio é terapêutico e ver o resultado final mostra como a criatividade é importante no dia a dia, ainda mais quando queremos fazer coisas especiais. Com essa percepção mais aguçada e junto com a fertilidade da estação, pode esperar uma empolgação com os processos criativos.

Confeccionando incensos

Outra atividade manual que pode ser muito terapêutica e que nos conecta com a natureza é a confecção de incensos naturais. Até porque, incensos industrializados em sua maioria produzem fumaça através do carvão, o que não é tão interessante assim. Escolha ervas e flores aromáticas, como lavanda, rosas e cidreira. Enrole-as juntas formando um bastão. Passe uma linha de costura em volta até que fique firme e deixe de cabeça para baixo. Em uma semana estará pronto para defumar e perfumar sua casa, fazendo uma limpeza no ambiente e chamando a energia de Ostara.

Alto Astral