Topo

Foco! Como usar cristais, aromas e mantras para engatar no home office

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

13/09/2020 04h00

Com a chegada da pandemia, muita gente teve que lidar com o sonhado (ou temido) home office. Porém, às pressas, pode ter sido uma grande dificuldade se acertar em um cantinho ideal para isso na casa. Estímulos diversos como televisão, animais de estimação, barulhos dos vizinhos e até mesmo a falta de um equipamento adequado podem prejudicar o foco nas tarefas do dia a dia. Além, é claro, da incerteza do momento.

Então, está precisando de concentração para o trabalho? Cristais, ervas, aromas e respirações podem ajudar.

Dicas de como criar rotina no home office

  • Energia dos cristais

Os cristais são cheios de energia e encantam por sua beleza. Por isso, não é difícil colocá-los na decoração de casa e até mesmo na mesa do home office. Para expandir o foco e estimular o intelecto, uma boa dica é a Sodalita. De cor azul índigo, a pedra vai equilibrar nosso chakra frontal, responsável pelo nosso mental. Outra dica é ter um Citrino também na mesa de trabalho, ele clareia as ideias e proporciona criatividade, sem que a energia se expanda ao ponto de perdermos o foco. O ideal é deixá-los ao lado direito do computador.

  • Alecrim, alecrim dourado

Nasceu no campo, mas podemos ter um vasinho com alecrim na mesa do trabalho. Isso porque o aroma e a energia desta planta estimulam nossa criatividade, trazendo ideias e desbloqueando o caminho para que fluam corretamente. Para o Feng Shui, inclusive, ter vasos com plantas naturais na mesa de trabalho expande a energia vital, o que traz mais serenidade e vivacidade.

  • Aromatizador de ambiente

Outra dica para usar as plantas consiste em ter um aromatizador de ambiente, ou pingar duas gotinhas de óleo essencial em um difusor de tomada. Boas escolhas para o ambiente do trabalho são: hortelã, que estimula a concentração e a memória, abre as vias respiratórias e manda qualquer dor de cabeça para longe, e laranja doce, que traz mais alegria pela vida e sensação de acolhimento ao momento presente.

  • Frases estimulantes

Na parede em post-its ou no planner do dia, deixar frases inspiradoras que te estimulem a levar o trabalho com mais facilidade é essencial. As afirmações fazem nosso mental conseguir mais estímulo para levar os dias de home office com sabedoria. Escreva seus objetivos, suas capacidades ou planos para realizar através do seu próprio trabalho, leia-os em voz alta quando voltar de pausas ou quando bater o desânimo, com pensamentos que tirem seu foco das tarefas.

  • Respira e vai

A meditação é uma técnica essencial quando falamos de foco. Isso porque, quando desopilamos os nossos pensamentos através de respirações conscientes e tranquilas, conseguimos nos isolar daquilo que pode preencher nosso mental e tirar a capacidade de concentração no trabalho, ainda mais em casa, com tantos estímulos.

Por isso, antes de começar a trabalhar, escolha um cantinho da sua casa que te deixa confortável, observe o céu e faça um exercício de respiração simples: inspire por quatro segundos, prenda por quatro segundos, solte em quatro segundos e fique sem respirar por quatro segundos. Faça isso pelo menos 5 vezes e verá a diferença.

  • Acertando a playlist

Tem músicas que dão vontade de cantar, outras que dão vontade de chorar. Nenhuma delas devem estar na sua playlist de trabalho, certo? Senão o foco vai embora. Crie uma playlist com músicas instrumentais, como as clássicas, ou frequências sonoras que trabalhem a concentração e o alinhamento do chakra frontal. Mantras também são uma ótima opção para mudar a frequência do home office e permitir ter mais foco.

  • Velas acesas

É um estímulo que também pode ajudar, principalmente se escolhemos cores de velas que trabalham o foco e a concentração: como o amarelo e o laranja. Uma boa ideia é acendê-las ao final do expediente, quando a luz natural está mais baixa, o que traz aconchego, e também quando a nossa própria energia está caindo. Assim, conseguiremos terminar o cronograma de tarefas sem enrolação.