Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Rafa Vitti sobre ser pai: "Faço exercício de reconhecer padrões machistas"

Rafa Vitti com Tatá Werneck e a filha do casal, Clara Maria - Reprodução/Instagram
Rafa Vitti com Tatá Werneck e a filha do casal, Clara Maria Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

09/05/2020 15h27

O ator Rafael Vitti falou sobre a criação da filha, Clara Maria, e disse tentar se esforçar para não reproduzir o machismo na educação dela."Faço um exercício diário de reconhecer os padrões machistas que tive para não replicá-los com a minha filha. Hoje, sabemos que o machismo é real, não é mimimi, afeta todos nós e mata", disse, em entrevista à revista Crescer.

"É claro que já mudou bastante e a minha geração é bem mais consciente do que a dos meus pais. É preciso que acabe de uma vez por todas. Eu fico preocupado porque sei que o mundo não vai mudar do dia para a noite e nem será tão gentil com a minha filha como gostaria que fosse."

Clara Maria, de 4 meses, é filha de Vitti e da apresentadora e atriz Tatá Werneck. "Os meus dias nunca mais foram os mesmos", diz, referindo-se às mudanças que a paternidade trouxe em sua vida. "É uma alegria que transborda. Aquele sorrisinho de manhã ainda no berço me deixa em estado de êxtase o tempo todo. Mas é claro que você muda algumas posturas e escolhas porque agora tem um filho. Eu me acho cada dia mais responsável porque sou o pai dela", afirma.

"O coronavírus, por exemplo, se tivesse acontecido antes de ela chegar ao mundo, não iria me preocupar tanto. Hoje, com a pandemia, isso já me deixa superpreocupado por causa da minha pequena. Não digo com medo, porque não tenho medo de nada. Quero levar a Clara Maria para se aventurar muito comigo, mas talvez eu pense mais para fazer as coisas", confessou.

Ele conta ainda que é um pai que participa de tudo e divide as funções da criação com a mãe. "Quero fazer e me envolver em todas as coisas. Acredito muito no poder da natureza e no meu instinto. Alguém ensina a leoa a cuidar do leãozinho? Não dá para ter medo de pegar porque acha frágil ou de dar banho com receio de o bebê escorregar. Não existe ninguém melhor do que nós para cuidar dela."