Topo

Equinócio de outono: para renovar, aprenda rituais de limpeza de energia

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/03/2020 04h00

Com o ano novo astrológico, acontece, aqui no hemisfério sul, o equinócio de outono nesta sexta-feira (20). O equinócio nada mais é do que a transição do verão para o outono, em um dia que tem a mesma duração que a noite. Isso significa que a natureza está em equilíbrio, trazendo mudanças astrais e energéticas para todos nós.

A noite cai, o frio desce...

Dentro da Roda do Ano, espécie de calendário pagão que divide o ano em ciclos lunares, equinócios e solstícios, as estações são usadas para identificar qual momento estamos vivendo e como a natureza influencia em seu andamento. Portanto, existem algumas diferenças entre o ciclo do hemisfério sul e do hemisfério norte. Para quem está no hemisfério norte, assim, o momento é de equinócio de primavera.

A partir do equinócio de outono, o hemisfério será menos banhado que o Sol durante os próximos seis meses. Isso significa que os dias serão mais curtos que a noite e teremos algumas mudanças de temperatura, como menos calor — nos finais de tarde, o clima esfria — e menos chuvas. O tempo fica mais seco, as folhas velhas caem das árvores. É como um preparo para o inverno.

Hora de rever hábitos e pensamentos

É neste hora que somos convidados a olhar para dentro e perceber tudo aquilo que atingiu seu ápice durante o verão e, agora, precisa ir embora. Hábitos e pensamentos, sentimentos limitantes, crenças que já não são mais nossas e até mesmo pessoas. Assim como as árvores se despedem das folhas antigas, temos que nos despedir disso tudo e abrir caminho para semear o novo.

Se a astrologia promete a energia do Sol para nos iluminar e trazer energia, podemos aproveitar a influência do céu para jogar luz naqueles cantinhos escondidos e empoeirados dentro de nós.

Lembrando sempre que, assim como Sol ilumina o que é bom, ele ilumina o que é mal. É um convite para observar as obscuridades do mundo e de nós.

Veja como aproveitar essa data da melhor maneira.

Rituais para o equinócio de outono

Por mais que os acontecimentos mundiais nos peçam recolhimento social por conta da pandemia do Coronavírus, muitos de nós podemos ficar agoniados em casa ou sem poder encontrar os amigos aos finais de semana.

Sabendo que o equinócio de outono é uma época de recolhimento e introspecção, tudo fica mais fácil. Afinal, assim é possível criar nosso próprio ritual para contemplar o momento astral, da natureza e também social.

Trilha sonora, velas, mensagens

Escolha uma trilha sonora que contemple seu estado introspectivo: pode ser aquela música que te remete à infância, uma trilha instrumental ou até mesmo o silêncio.

Acenda velas com cores de outono, ou seja, laranjas, marrons, amarelas e verdes. Enquanto escuta o som escolhido, escreva em um papel tudo aquilo que você gostaria de transformar na sua vida e também no mundo. Tudo que não serve, tudo que não faz sentido e que não traz mais sensações positivas em sua rotina. Pode ser um fluxo de pensamentos, não se preocupe em elaborar frases perfeitas nesse momento.

Após escrever tudo, leia em voz alta para si mesmo e, depois, comece a queimar o papel na chama das velas.

Enquanto o papel queima, observe todas as palavras que você escreveu se desfazendo. Perceba que ao trazer clareza para esses pensamentos e ilustrar sua destruição, fica muito mais fácil de se desfazer deles internamente. Jogue as cinzas do papel em um vaso de planta e deixe a vela queimar até o final.

Renove: abra espaço em casa

Quantas roupas, produtos cosméticos, panelas e outros utensílios você guarda em sua casa sem que faça bom uso? Aproveite a entrada do outono para equilibrar essa situação. Ao se permitir entrar em contato com a sua verdade e com a pessoa que você deseja ser daqui para frente, fica ainda mais fácil se livrar daquilo que não tem mais utilidade e continua ocupando espaço nos armários.

A limpeza física é importante para que limpezas energéticas aconteçam com sucesso e, para conseguir se desapegar e colocar em prática tudo isso, é possível usar os cristais como ajudantes.

A Selenita Laranja é uma pedra de movimento que, quando colocada dentro do guarda-roupa, possibilita uma movimentação energética que traz facilidade para identificar e se desfazer do que não usamos.

Depois de liberado o espaço, faça defumações com ervas secas ou incensos naturais dentro dos armários, mas também em todos os cômodos. A limpeza deve ser feita dos fundos da casa para a frente, com a intenção de tirar do ambiente e mandar para a rua o que não serve mais. Que tal doar aquilo que você não vai usar mais? Com certeza, terá utilidade para outras pessoas.

Agradeça pela fartura

No verão, costumamos ter mais energia física por conta do Sol. O astro, por sua vez, também permite colheitas mais fartas e disposição para conseguir o que necessitamos para viver. Portanto, o equinócio de outono também serve para agradecermos pela capacidade que temos e as facilidades que podemos contar.

Faça um jantar caprichado e enfeite a mesa com grãos, frutas, folhas secas e, mais uma vez, velas. Você pode fazer pratos ou caldos com legumes como cenoura, mandioca, batata e beterraba. Chás e sucos naturais também são ótimos acompanhamentos. Lembre-se, durante o preparo do alimento, de agradecer e pedir para que o equilíbrio da natureza traga inspiração para que sua vida também encontre o equilíbrio.

Feliz equinócio!