Topo

O que é reset energético? Técnica integra meditação para equilibrar pessoas

iStock
Imagem: iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

18/03/2020 04h00

Manter a cabeça positiva todos os dias pode parecer uma missão complicada, ainda mais com Coronavírus e notícias preocupantes batendo à porta constantemente. Como se manter firme em seu propósito, sem deixar que as energias ditas negativas tomem conta do seu ser? Há uma técnica, de reset energético, que promete ajudá-lo.

Técnica de "reset energético": dá para se livrar de problemas?

A terapeuta integrativa Grace Kelly Toledo Dorta — que atua ao lado de Leonardo Vidal — explica que o reset é, basicamente, um conjunto de ferramentas dinâmicas para trazer conexão, centramento e consciência.

"Sempre teremos problemas. Porém, se nosso olhar for positivo até mesmo para as questões mais complexas, teremos soluções mais interessantes. É um desafio transformador nos mantermos positivos", conta Grace.

Segundo a terapeuta, são justamente os pensamentos e as pessoas negativas que nos tiram do eixo sem que nos demos conta. Pessimismo, reclamações e supervalorização de problemas não devem, portanto, passar despercebidos.

Como funciona

"Reset" vem de restaurar. Ou seja, fazer com que o corpo e a mente voltem às suas condições originais, sem nenhuma interferência mundana. O propósito é restabelecer a programação natural de cada indivíduo através de limpezas profundas e rápidas no campo energético. Assim, todo lixo externo que migrou para o interno consegue ser eliminado levando embora o mal-estar, dizem os terapeutas.

"O reset energético é como apertar a tecla F5 — de atualização — para a vida. Nele, trabalhamos a energia para soltar crenças limitadoras e vivenciar o novo em nós. Tiramos a sobrecarga mental para a vida fluir com alegria. A pessoa é conduzida em uma infinidade de práticas que irão criar um espaço de mudança e harmonização", explica Grace.

Técnicas

Dentre as técnicas usadas, estão o Ho'oponopono, prática havaiana de perpetuar a gratidão, meditações ativas, limpeza do campo energético, harmonização dos chakras, abertura do espaço do coração e exercícios de confiança e autoestima. As vivências acontecem individualmente ou em grupo.

Elas podem ser oferecidas em workshops de um dia ou vivências com maior tempo de duração.

Autocuidado

"Da mesma forma que escovamos os dentes ou tomamos banho todos os dias, é importante manter uma rotina de reforma íntima. Costumo chamar de 'orai e vigiai constante'. Iniciar o dia agradecendo por mais um dia e sua saúde já te garante um dia incrível, sabia?", aponta.

Praticar a gratidão, ela afirma, é uma das mais poderosas para este propósito, ao lado de meditação.

Equilíbrio

Ela diz que é fundamental estar em comunhão com o próprio corpo para que as coisas mantenham-se equilibradas. "Hoje sabemos tudo dos últimos celulares e aplicativos lançados. Estamos conectados em tempo real com todo o planeta. Porém, estamos carentes dessa conexão com o computador mais fantástico que já pudemos conhecer: nossos próprios corpos."

Autointitulada ativista do amor, a terapeuta também faz questão de frisar que a maior riqueza que podemos experienciar nessa vida é honrar quem somos e o que sentimos.

"Assim, nos sentimos leves, felizes e satisfeitos com essa experiência humana enquanto seres espirituais. Automaticamente, elevamos nossos índices de saúde, amor próprio e equilíbrio entre nossa luz e sombra".