Topo

Dúvida de Ivy, do BBB20: o que é pente garfo e o que não se fala de crespos

Pente garfo é bom para levantar a raiz do cabelo crespo - Igor Alecsander/Getty Images
Pente garfo é bom para levantar a raiz do cabelo crespo Imagem: Igor Alecsander/Getty Images

De Universa

15/03/2020 11h37

De cabelos longos e alisados, a participante do BBB20 Ivy não entendeu a presença de um pente garfo na casa. E na noite deste sábado (14), perguntou a Gizelly e Pyong "quem usaria um trem desse", aos risos. O acessório pertence a Babu, participante negro e de cabelo crespo.

O pente garfo é utilizado por quem tem cabelos cacheados e crespos, e é bom para levantar a raiz. Os mais antigos eram de metal, mas atualmente o popular é o de plástico.

Essa, inclusive, é outra dúvida recorrente: acredita-se que quem tem cabelo crespo ou cacheado pena para lavá-lo ou penteá-lo, ou mesmo não o faz. Na verdade, os cachos precisam ser lavados normalmente, como qualquer outro cabelo. As únicas diferenças são os tipos de xampus utilizados e a quantidade de vezes que deve ser lavado durante a semana. E a melhor forma de desembaraçá-lo, conforme explica a blogueira Sah Oliveira, é debaixo do chuveiro após o condicionador.

Com a dúvida sobre o pente garfo resolvida, aproveitamos para listar o que não se deve falar e fazer para pessoas crespas, porque comentários como o de Ivy podem configurar racismo e preconceito velados. Por exemplo: colocar a mão no cabelo crespo ou até perguntar para a pessoa se pode, remete à ideia de "cabelo duro". O ideal é não fazer.

Sugerir que a pessoa alise seu cabelo também não é uma boa ideia, porque dá a entender que o cabelo liso é mais bonito ou mais bem aceito socialmente. E tentar fazer graça perguntando se dá para esconder coisas no cabelo volumoso também não é de bom tom. Muito menos falar que o cabelo é ruim.