Topo

5 lições do curta vencedor do Oscar para cuidar do cabelo de meninas negras

"Hair Love" ganhou o Oscar ao falar sobre cuidado com o cabelo de meninas pretinhas - Reprodução/Youtube
"Hair Love" ganhou o Oscar ao falar sobre cuidado com o cabelo de meninas pretinhas Imagem: Reprodução/Youtube

Nathália Geraldo

De Universa

11/02/2020 04h00

A história de pouco mais de seis minutos da animação "Hair Love" (Amor de Cabelo), que venceu o Oscar na categoria de Curta de Animação na noite de domingo (9), conquistou muita gente por, de um jeito fofo, dar dicas de como cuidar dos cabelos de meninas negras — fazendo penteados e deixando os fios saudáveis.

O enredo é simples: um pai precisa arrumar pela primeira vez o cabelo de sua filha, cacheado e volumoso. Em algum momento, ele vê os fios como um "monstro", mas, com um pouco de paciência e alguns tutoriais na internet (quem nunca?), ele ajuda a garotinha a ficar pronta.

Uma publicação compartilhada por matthewacherry (@matthewacherry) em

Além de mostrar a figura de um homem negro sem estereótipos e uma boa relação entre pai e filha, o curta ainda traz dicas práticas. Eis o que aprendemos com "Hair Love" (que você pode ver completo no final da matéria):

1) Durma com lenço ou com fronha de cetim

Para evitar tanto o frizz excessivo quanto que o cabelo embarace com mais facilidade, além de manter a definição dos fios, invista no uso de um lencinho na cabeça — algumas pessoas usam de cetim; outras, de algodão. Vale também uma fronha para o travesseiro dos mesmos tecidos.

2) Se inspire em pessoas que têm o cabelo parecido com o seu

Hair love - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

A menininha se prepara para fazer um penteado e procura no computador alguns vídeos de outras mulheres ensinado a modelar os fios. Acontece que, pelo fato de os cabelos crespos e cacheados terem características muito específicas e variáveis (tipos de cacho, condições do fio, cortes de cabelo), é importante que a inspiração seja de uma pessoa que tem o cabelo o mais parecido com o seu.

Isso ajuda, e muito, a ter os resultados esperados ao usar produtos nos fios e na finalização do cabelo.

3) Não penteie os fios secos

HAir love - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

Pela estrutura do fio, passar o pente sem o uso de creme ou de um spray de água no cabelo cacheado ou crespo pode dar o efeito contrário do esperado. Se você não tiver não for um pente-garfo, uma opção para modelar os fios, evite escová-los a seco.

4) Prenda o cabelo em partes

Dependendo do penteado, será necessário usar grampos, prendedores de cabelo, cremes para modelar. Não economize nos recursos. Por vezes, dividir o cabelo em partes para modelar (fazendo tranças, coquinhos) pode facilitar o processo.

5) Sentir-se bem vale muito

Mulheres negras que são carecas muitas vezes passam por discriminação dupla: a questão do gênero e a questão da raça podem minar a autoestima. O curta ensina que elas também são rainhas.