Topo

Menina de 11 anos será 1ª protagonista negra na peça de Natal do Balé de NY

Charlotte Nebres no Balé de Nova York - Reprodução/Instagram
Charlotte Nebres no Balé de Nova York Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

03/12/2019 16h00

Uma menina de 11 anos será a primeira protagonista negra da peça O Quebra Nozes, tradicional apresentação natalina encenada todos os anos pelo Balé de Nova York. Charlotte Nebres é aluna do School of American Ballet e ganhou o papel de Marie na história de 1954.

Outro papel de destaque vai Tanner Quirk um jovem bailarino oriental, filho de chineses, que interpretará o príncipe; a substituta de Charlotte, por sua vez, é Sophia Thomopoulos, descendente de gregos e coreanos.

"É incrível não apenas representar a School of American Ballet, mas também representar todas as nossas culturas", disse a menina ao The New York Times. "Pode haver uma criança na plateia assistindo e pensando 'Ei, eu também posso fazer isso'".

A bailarina disse que sua maior inspiração é Misty Copeland, que há quatro anos se tornou a primeira negra promovida a primeira bailarina do American Ballet: "Eu a vi se apresentar e, quando vi alguém que se parecia comigo no palco, pensei: 'Isso é incrível'. Ela estava me representando e representando todas as pessoas como eu".

O pai de Charlotte é de Trinidad e a mãe das Filipinas — ao jornal, ela, Danielle, disse que a experiência da filha significa muito, já que na infância ela também sonhava com uma carreira no balé.

Apesar de entender a importância do papel, a menina de 11 anos consegue lidar bem com a pressão e aproveitar o que a dança tem de melhor. "Parece que quando eu danço, me sinto livre e me sinto empoderada. Sinto que posso fazer qualquer coisa".