Topo

Da cabeça aos pés: abuse do lenço para dar um up no visual

Manu Gavassi também é adepta dos lenços para incrementar o look - Reprodução Instagram
Manu Gavassi também é adepta dos lenços para incrementar o look Imagem: Reprodução Instagram

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

08/02/2020 04h00

Não é preciso gastar muito para renovar o visual: com acessórios simples, do próprio guarda-roupa, é possível incrementar os looks e transformar as produções de forma moderna e estilosa. Para isso, você só vai precisar - acredite! - de um lenço.

Há infinitas alternativas para explorar a versatilidade do item: usar como cinto, na alça da bolsa e até mesmo como detalhe no sapato. Amarrações diferenciadas permitem que o lenço vire até uma peça de roupa - de blusas fresquinhas para curtir do verão a versões fashionistas como a saia pareô.

"O lenço é um acessório muito útil e atual. Embora tenha uma pegada vintage, traz muitas funcionalidades e pode conferir um ar exclusivo às produções. A dica para quem quer investir no acessório e dar uma repaginada nos looks é soltar a criatividade e não ter medo de inventar moda", pontua Cibelle Taques, consultora de imagem e estilo, de Curitiba (PR).

Lenço na cabeça

Já há algum tempo o coque com lenço (com o perdão do trocadilho) faz a cabeça das mulheres mais descoladas. O lenço contornando estrategicamente o penteado traz um visual despojado, mas não é a única maneira de usar o acessório no cabelo.

Para um ar mais retrô, amarrações como turbantes, tiaras e até com uma pegada mais camponesa podem ser vistos ao lado de bandanas e versões trançadas nos cabelos.

"Quanto às cores, é legal investir naquelas que acendem seu tom de pele, uma vez que o acessório, muitas vezes, vai estar perto do rosto. Para descobrir, é só comparar diferentes versões de lenços, colocando-os próximos à face, e verificar qual deixa com aspecto rejuvenescido", aconselha Victor Hugo Simões, professor de moda do Senac Bauru.

Acessório chique

Já o lenço nas calças pode ser usado como detalhe charmoso, apenas em um passante do cós ou para modernizar o look com cinto, fazendo um lacinho na frente e mantendo pontas livres. Em saias e vestidos soltinhos, garante um charme extra marcando a cintura, criando um movimento que visualmente alonga a silhueta.

O que se vê nas redes sociais são lenços pequenos substituindo pulseiras e tornozeleiras, com duas ou três voltas para um acabamento sutil e elegante do visual. Outra forte tendência é o lenço no sapato.

"A proposta é levar mais modernidade ao look, de forma versátil. Ao ser usado no calçado, o lenço é removível e pode ser aplicado em outras áreas. Uma estampa neutra também ajuda nas mais diversas produções, já que não causa atrito com outras informações do look", conta Flavia Christina, consultora de imagem e estilo, parceira da Piccadilly.

É bom lembrar, também, o lenço com tecidos fluidos no pescoço. Com amarração de lado, confere um visual retrô - mas com uma pegada bem atual ou atrás na nuca, dando um ar sofisticado em blusas decotadas nas costas e modelos tomara que caia.

Roupa, sim!

O clima quente permite que os lenços sejam usados também como terceira peça, em forma de colete ou echarpe amarrada junto aos ombros. Dependendo do tamanho do acessório, é possível inovar e até mesmo usar como blusas e tops para uma produção boho descolada - sempre em tecidos confortáveis, como a seda, poliéster ou viscose.

E modelos não faltam para vestir o lenço como roupa: de blusas assimétricas, frente única e cropped com laços. "É possível usar um lenço retangular para criar uma blusa exclusiva de um ombro só. Outro look em que aposto é a utilização do lenço como acessório para finalizar tops e vestidos tomara que caia, criando uma sobreposição soltinha e ideal para disfarçar alguma saliência indesejada", recomenda Cibelle Taques.

Para equilibrar o visual, basta alinhar o lenço colorido com peças lisas ou apostar no mix de estampas com padronagens que conversam entre si. Na dúvida, escolha roupas com a cor de um detalhe presente no acessório para criar harmonia com toda a produção.

"Vale a pena investir em lenços clássicos de tamanho médio, que remetem ao universo equestre, como as correntes e fivelas; orientalista, com estampas da selva, animais; e, também de inspiração indiana. Sempre deixando evidente que aquela peça se trata de um lenço, passando uma ideia de descontração que combina com a estação", recomenda o professor Victor Hugo.