Topo

As tiaras estão de volta! Saiba como escolher o acessório hit deste verão

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

02/01/2020 04h00

Acessórios de cabelos viraram hits para repaginar o visual gastando pouco e, nas últimas temporadas, conquistaram ainda mais espaço nas produções do dia a dia. Especialmente os adornos para cabelos como presilhas, grampos com brilho, lenços e os scrunchies - a boa e velha "xuxinha".

Mas nenhum deles está tão presente nos looks urbanos quanto as tiaras: depois que apareceram no desfile Verão 2019 da Prada, os arcos de cabelo inspirados nos anos 80 e 90 viraram febre nas ruas (e nas redes sociais), se tornando verdadeiros aliados para complementar as produções. E se nas décadas passadas os modelos em plástico faziam o maior sucesso, hoje, os arquinhos chegam mais estruturados, forrados com as mais diversas texturas, cores e materiais.

"Para o verão a aposta está nos arcos estampados com flores e de cores bem vibrantes. Para a noite, as mais indicadas são as tiras metalizadas e cheias de strass. Outro item superversátil é a bandana, que surge em vários tons e pode ser usada de formas diferentes", garantem Nicole Hope e Agustina Rush, estilistas de acessórios de cabelo na Todomoda.

Conheça os modelos de arco que estão fazendo a cabeça das mulheres e como usar a peça sem pesar no visual:

1 - Estilo turbante

Este talvez seja o arco de cabelo preferido das brasileiras: o estilo turbante é aquele arco com um nozinho em cima. Eles estão por toda parte! Enquanto os adereços lisos e em cores neutras conferem um toque extra ao visual, versões estampadas e em tons vibrantes destacam looks monocromáticos e peças mais sóbrias.

O segredo está no equilíbrio entre a roupa e o acessório: se o arco for chamativo, nada de peças com muito brilho, volume ou padronagens gritantes. A boa notícia é que este tipo de tiara pode ser usado tanto em cabelos presos quanto soltos.

"É importante se atentar ao penteado que for usar junto com o acessório. Outros detalhes que podem influenciar no conjunto são as cores e estampas. Por isso, é necessário combinar as peças para não poluir o visual", orienta Priscila Marx, professora de criação e design da Sigbol.

2 - Brilho, muito brilho

Headbands com aplicação de pedrarias, pérolas e strass caíram no gosto das mulheres antenadas e podem ser vistas mesmo durante o dia. O brilho despojado nos cabelos, presos ou soltos, deixa o visual mais fashion - e contrasta com looks minimalistas, como o mix jeans e camiseta branca, macacão liso e cortes de alfaiataria.

Versões fininhas, cravejadas de pérolas ou com detalhes em laços, além de modelos grossos com desenhos em miçangas e até spikes, não deixam você passar despercebida. Só é preciso ficar atenta para não exagerar na dose, especialmente durante o dia.

"O recomendado é abusar desses acessórios nos looks da noite, mas há quem prefira desfrutar dessa moda e curtir o brilho no dia a dia, o que é uma supertendência! E nesse caso, a dica é apostar no uso dos acessórios com um look mais discreto", destacam as especialistas da Todomoda.

3 - Alice Band

A tiara em tecido acolchoado pipocou nas redes sociais em diversos modelos e estilos - de versões maxi como aquelas usadas pela duquesa Kate Middleton em eventos sociais até opções mais estreitas como as Alice Bands.

E materiais não faltam para deixar o acessório moderno: é possível encontrar tiaras forradas em seda, veludo e tecidos metalizados. Geralmente, o modelo Alice Band é usado com os fios soltos, dando aquela jovialidade à produção.

"As tendências de moda para o verão são cores neutras e estampas clássicas, como poá e xadrez que são sempre boas escolhas para visuais cotidianos. Em relação às texturas, vale apostar nas aveludadas. Dependendo do look, tiaras de estampas florais e animal print também são indicadas", diz Priscila.