Topo

Como modernizar looks com cintos: 13 inspirações que você vai querer usar

Mainá Belli

Colaboração para Universa

06/09/2019 04h00

De espessuras diversas, com ou sem a tradicional fivela, metalizados, coloridos ou em materiais texturizados. São dezenas de modelos de cintos que vêm como complementos estilosos para transformar looks - ou, então, apenas para manter as roupas mais alinhadas e no lugar.

Para Lilian Lemos, consultora de imagem especializada em plus size, tais acessórios são complementos visualmente importantes em composés: "Eles criam uma continuidade entre a parte de cima e a parte de baixo da roupa. Formam a imagem completa do look, pensada dos mínimos detalhes", afirma.

A consultora de imagem Fabiana Barbosa relata que fontes visuais da Idade Média e da Renascença já mostravam exemplares de bolsas penduradas em cintos, usadas por homens e mulheres de todas as classes sociais e diferenciados por seus materiais. "De volta à atualidade, os cintos fazem a cabeça e as curvas de modo agênero, com tendências que atendem aos mais variados gostos." Entre os queridinhos da temporada, a especialista destaca os cintos de largura média, com fivelas metálicas que nos remetem aos anos 1970. Para ela são uma excelente pedida, pois tendem a ir bem, proporcionalmente falando, em todos os corpos.

Em relação aos materiais, ela divide que cintos com pelos, metalizados e de tecidos deram pinta nas Fashion Weeks mundo afora. Similares às queridinhas pochetes dos anos 1990, as bolsas de cintura também caíram no gosto das fashionistas.

"O modelo está super em alta e conta com a funcionalidade das bolsas enquanto marca as curvas", completa.

Para aguçar a criatividade na hora de usar o acessório, fique com 13 maneiras estilosas de arrematar looks com cintos.

1 - Acinturando blazers:

Formal e sofisticado, o blazer ganha modernidade quando arrematado por cintos diversos. Vale usá-los por cima da peça fechada ou aberta, em modelagem ajustada ou oversized. Opte por tons semelhantes se não quiser criar contraste visual ou ouse com tonalidades opostas e fivelas de efeitos variados.

2 - Modelo com duas fivelas:

Também entre os queridinhos da vez, cintos de pegada western, com duas fivelas, trazem originalidade e realçam os detalhes. Para acompanhar seu estilo velho oeste, combine-os com quimonos étnicos, botas e calças flare. Se optar por modernizar o look, use-os com peças de alfaiataria e sapatos fashionistas, como mules ou tênis casuais.

3 - Cintos fininhos, para harmonizar:

Uma das estratégias de Lilian para equilibrar looks com cintos finos é a de escolher aqueles que tenham ao menos a largura de um de seus dedos. Assim, a composição visual ficará proporcional ao seu corpo e medidas. No mais, use e abuse do acessório como complemento delicado em composições especiais ou do dia a dia.

4 - Cintos mais largos para destacar:

Para marcar a cintura destacando-a, cintos largos e extra-largos são os favoritos. Se a sua prioridade for a harmonia visual, use-os no mesmo tom das peças de cima - blusas, camisas e casacos - ou peças únicas do look - vestidos e macacões.

5 - Dois cintos em um mesmo look:

Já pensou em combinar, em um mesmo look, dois cintos em materiais e cores diferentes? A dica aqui é que ambos sejam mais finos, delicados e com fivelas de mesma tonalidade. Vire também a pontinha de um deles para dentro, para o arremate perfeito.

6 - Seguindo a tendência das "bolsas de cintura":

As bolsas de cintura, similares às pochetes, trazem informação de moda e praticidade para o dia a dia. Costumam ser compactas e acompanhadas de alças resistentes. Use-as por cima de casacos finos, chemises com jeans ou para complementar vestidos estampados.

7 - Faixas como cintos:

Faixas e lenços amarrados na cintura também fazem a vez de cintos. É uma boa maneira de reaproveitar itens e inovar seu uso. Use versões estampadas para trazer ponto de cor em looks neutros ou aposte nos clássicos preto e branco para sofisticar.

8 - Para arrematar cardigãs:

Cardigãs alongados saem do status de roupa básica quando arrematados por cintos. A prova de que pequenos truques fazem toda a diferença no resultado final do visual.

9 - Finalizados com um nozinho:

Para sair da zona de conforto, ouse com amarrações diferentes. Teste virar a ponta do cinto para dentro ou fechá-lo com um nozinho, ao invés da maneira tradicional. O visual ficará pra lá de estiloso e criativo. Lilian lembra, porém, que nunca devemos apertar demais o cinto. A impressão será de que a peça é pequena para seu corpo, desvalorizando o look e causando desconforto.

10 - Como protagonista do look:

Não é difícil encontramos em lojas e e-commerces de moda cintos carregados de texturas, detalhes e aplicações. Opte por usá-los como protagonistas, roubando o olhar. Como? Combinando-os com peças neutras, lisas e em modelagens minimalistas.

11 - Em truques de estilo com camisas:

Sabe aquele clássico truque com apenas um dos lados da camisa por dentro de calças ou saias? É a oportunidade perfeita para arrematar o visual com um cinto - neutro e clássico ou, se preferir, texturizado, estampado e moderno.

12 - Como ponto de cor do visual:

Looks neutros podem ser facilmente valorizados com cintos coloridos. "Fomos ensinadas a usar tudo combinadinho, mas vale usar a criatividade. Aposte em cintos coloridos em looks em que não era esperado aquele ponto de cor", ensina Lilian. Fabiana completa o raciocínio com a dica de que, se o cinto vier em um dos tons da sua cartela de coloração pessoal, o resultado imprimirá mais personalidade.

13 - Em looks monocromáticos:

Indo em direção oposta, mas igualmente pertinente, Fabiana sugere uma combinação monocromática ou de tons semelhantes entre roupas e acessórios. A composição ficará harmônica e te elevará no quesito elegância. "Mas, longe de mim levantar a bandeira das regras rígidas na moda, a dica da vida pra tudo e todos é valorizar a beleza de ser singular. Ouse e use a moda - inclusive a dos cintos - como ferramenta de expressão", afirma.