Topo

Moda

Bolsa de palha na cidade: você não vai resistir desta vez

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Mainá Belli

Colaboração para Universa

10/10/2019 04h00

As bolsas de palha, antes exclusivas de looks praianos e balneários, ganharam status de queridinhas de composições urbanas. Com estilo descontraído e rústico, elas voltam com tudo entre os modelos da temporada. O que muda agora são os acabamentos do acessório e os novos formatos, que trazem versatilidade e informação de moda.

"Sabe aquele look basiquinho, composto por jeans e camiseta? Adicione uma bolsa de palha e garanta uma proposta fashionista, moderna e perfeita para o dia a dia", diz a consultora de estilo Bruna Michel.

Democrática, ela pode ser encontrada nos mais variados preços e estilos para trazer uma cara de verão para o seu look. Veja alguns dos modelos que estão em alta.

Arredondadas:

As bolsas em formatos circulares são tendência não apenas em palha, mas também outros materiais. As pequenas deixam o visual mais sofisticado e as maxis funcionam para composições propositalmente descontraídas, sem perder o lado fashionista.

Estruturadas em meias luas:

Como adaptações das bolsas redondas, as estruturadas em formato meia lua também prometem ares contemporâneos, trazendo bossa e charme ao visual.

Tipo baú:

Com pegada fashionista, as bolsas baú têm o poder de modernizar instantaneamente looks básicos e neutros. Nesse formato, a palha aparece frequentemente misturada com materiais característicos de bolsas casuais, como couros sintéticos, camurças e correntes.

Carteiras:

As clutches de palha desta temporada vêm tanto em formatos retangulares mais tradicionais, quanto em formas arredondadas. Por serem bolsas mais sofisticadas, atente-se à qualidade dos acabamentos e costuras da peça.

Com aplicações de búzios e conchas diversas:

Remetendo ao seu estilo praiano, bolsas de palha com aplicações de elementos como conchas, pérolas e búzios também são apostas da vez.

Como usar e combinar

Em relação ao tamanho e modo de uso, a consultora de estilo Bruna Michel afirma também que as bolsas vêm democratizadas, para todos os gostos e ocasiões. Tanto as versões micro, em transversal, como as grandes, carregadas nas mãos ou nos ombros, ganham destaque nas coleções de moda.

Para inserir as bolsas de palha no dia a dia sem perder a vibe moderna e prática dos looks urbanos, que tal se inspirar nas seis maneiras de uso a seguir? Sofistique o look aliando o rústico a materiais nobres:

Um truque descomplicado para elevar a bolsa além da moda praia é coordenando-a com roupas em materiais nobres como cetins, sedas, tafetás, crepes, linhos e algodões em geral. O look ficará arrumadinho e chique na medida.

Peças mais classudas como pantalonas, blazers e calças de alfaiatarias também funcionam para sofisticar o acessório. Coordene palha e outros acessórios em materiais naturais:

Para harmonizar o estilo relax das bolsas, crie composições com sapatos, cintos e chapéus com outros elementos de aspecto semelhante ao da palha - ráfia, sisal e corda são alguns. Crochês e tricôs em linhas naturais, com pontos largos e em detalhes dos looks também ajudam a coordenar composições leves e frescas para dias de altas temperaturas. Alinhe seu estilo a itens casuais:

Para transformar o estilo da peça em urbano, use-a em composições com roupas características de looks casuais, como calças jeans, camisetas básicas e lisas, camisas neutras e jaquetas de sarja.

Impossível deixar de lado a peça favorita para compor looks com bolsa de palha, não é? Vestidos casuais com mangas bufantes, em comprimento mídi com fendas laterais, com decotes quadrados e ombros em destaque, ou vestidos-envelope estampados são, segundo a estilista Larissa do Carmo, ideias de pares perfeitos para looks urbanos de verão.

Combinando as bolsas de palha com outras peças em alta:

Para afirmar a escolha certeira da bolsa, eleja como composições outros itens também em alta esta temporada. "Escolha peças de viés atual, como blusas de decote ombro a ombro e mangas bufantes, macacões e macaquinhos utilitários, bermudas de alfaiataria e saias clochard, ou ouse com itens em neon, animal print e poás", aconselha Larissa. Mantendo o foco do look nos acessórios:

Em looks urbanos - muitas vezes montados às pressas em dias corridos - são os acessórios os elementos chamativos e estilosos que ditam o visual. Escolha uma bolsa de palha estruturada, com acabamentos de qualidade e combine-a com brincos imponentes, mix de colares, óculos fashionistas e sapatos que também carreguem informação de moda.

"Para deixar a peça repaginada, amarre um lencinho estampado na bolsa de palha - pode ser de poá, animal print ou qualquer estampa de sua preferência. O lenço vai garantir estilo urbano e moderno ao visual", garante Bruna. Larissa completa a proposta com truques como trançar o lenço na alça da bolsa para diferenciar o acessório ou prendê-lo em forma de laço, para um estilo mais delicado e retrô. Adicionando-as como elementos fashion do look de trabalho.

Por remeter à propostas mais campestres e bucólicas, a palha precisa de acabamentos e formas mais sofisticadas em ambientes que exijam formalidade: "Os modelos menores, estruturados ou carteiras de mão funcionam perfeitamente para o trabalho ou para ocasiões que pedem por produções mais chiques", afirma Bruna.

Para um look de escritório à prova de erros, componha a bolsa escolhida com camisas estruturadas, pantalonas de alfaiataria e scarpins médios, ou com calças retas com cintura no lugar, blazers alongados e sandálias de salto quadrado.

Moda