Topo

Vem ser sexy, vem: o jeito certeiro de mostrar a lingerie na moda plus size

Lingerie na moda plus size - Reprodução/Instagram
Lingerie na moda plus size Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

12/10/2019 04h00Atualizada em 21/10/2019 12h01

Durante muito tempo, lugar de lingerie era escondida sob camadas e camadas de roupa. Quando a alça do sutiã aparecia, era sinal de descuido, lembra? Mas a tendência que começou com as tiras à mostra dos modelos strappy bra como um detalhe no look, aos poucos, transformou a lingerie em peça-chave nas produções do dia a dia.

E não demorou muito para que o sutiã e os bodies, assim como o vestido camisola, saíssem definitivamente do estilo boudoir para um visual chique e ousado em diversas ocasiões. E engana-se quem acha que apenas mulheres com barriga chapada aderiram a essa tendência.

Para quem está acima do peso, a lingerie aparente também compõe looks que transmitem muito mais que elegância: são verdadeiros sinônimos de autoestima e empoderamento. E nada de esconder esta ou aquela gordurinha extra. O segredo para conseguir o equilíbrio na produção com manequim plus size é ter consciência do próprio corpo e ressaltar os pontos fortes.

"Quando conhecemos bem nossos gostos e nossos corpos temos mais segurança para investir nas peças que nos fazem sentir bem. Hoje em dia, não precisamos ficar presas a regras, mas sim reconstruir novos padrões, ousar e ser feliz", acredita Raquel Quinderé, estilista plus size da Wee!, de São Paulo.

Lingerie na moda plus size

Para quem deseja começar aos poucos, overtops como cardigã, jaquetas ou colete por cima de um top de lingerie com as laterais mais largas deixam o look equilibrado sem camuflar as curvas. Também dá para usar a lingerie com uma camisa por cima, com nozinho ou alguns botões abertos até a linha abaixo do busto.

A escolha da terceira peça para compor um look com lingerie confere um toque refinado à produção, sem deixar o estilo vulgar. Usar um sutiã mais compridinho ou body rendado com uma sobreposição, mostrando detalhes do colo ou como destaque no look com um blazer, faz toda a diferença no visual.

"Eu gosto muito de usar tops com partes debaixo de cintura mais alta. Sejam saias, shorts, calças skinny ou pantalonas. Acho que desenha mais o nosso corpo, ressaltando ainda mais as curvas", recomenda a modelo plus size Aline Zattar, de Joinville (SC).

Cores vivas em looks casuais

Já faz tempo que a lingerie plus size não se resume mais a peças de cor bege e com proposta modeladora. O mercado de tamanhos maiores já percebeu que as mulheres acima do peso também buscam lingeries mais femininas e com rendas delicadas que se sobressaiam nas produções.

A oferta de cores e modelos cresceu na proporção da demanda por peças com estilo. E para acertar na escolha do tom, a dica é sempre eleger aquele alinhado com a cor da peça que irá por cima do sutiã ou cropped. Ou, ainda, apostar no clássico preto e branco. As mais fashionistas podem aderir sem medo às lingeries neon, que conferem um ar moderno quando combinadas com calça ou colete jeans.

Para deixar o visual equilibrado, o truque para mulheres com muito busto ou ombros largos é reunir pontos de cores na parte de baixo. Já aquelas com quadris amplos, é interessante trazer atenção para a área superior do corpo.

"O preto é básico, você coloca por baixo de uma camiseta podrinha e jeans, ou com blazer sobreposto e até uma minissaia de cintura alta para balada. Os coloridos ficam perfeitos com peças estampadas, trazem mais alegria e um toque descolado ao look", conta Débora Fernandes, consultora de moda e modelo plus size de São José dos Campos (SP).

Como escolher a lingerie ideal

A estilista Raquel Quinderé explica que, antes de qualquer coisa, é preciso ter atenção no tamanho da lingerie. O truque é não usar modelos menores, que pareçam muito apertados e marcando o corpo, e nem largos demais, na tentativa de esconder as gordurinhas.

"Os modelos de top com as laterais mais largas, por exemplo, são sempre os que trazem mais conforto e segurança, já que conferem firmeza ao seio e costas", recomenda. "Outro detalhe importante é o comprimento e largura das alças, as mais larguinhas também se ajustam melhor às proporções", completa.

Peças com decote em V valorizam o colo feminino e, no caso da mulher plus size, não seria diferente. A renda é sempre um clássico do guarda-roupa e transita dos looks mais românticos aos despojados. Já os tops e bodies de tecidos tecnológicos ajudam a minimizar o suor e, assim como a lingerie de algodão, trazem conforto e bem-estar.

Para a modelo Aline Zattar, observar o material e acabamento da costura da lingerie também é essencial para uma boa compra. "Estes detalhes não deixam a lingerie incomodando na hora de vestir. Uma boa renda com elastano traz conforto e faz toda a diferença. É imprescindível sentir que a peça foi feita pensada no seu tamanho", diz.