Topo

Alto Astral


Energia sexual existe: veja rituais que tiram zica do ex impregnada em você

É hora de limpar energia e vibrar em outra sintonia - Adene Sanchez/iStock
É hora de limpar energia e vibrar em outra sintonia Imagem: Adene Sanchez/iStock

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

16/11/2019 04h00

De acordo com esotéricos e espiritualistas, somos seres vibracionais. Portanto, trocamos não somente fluidos em nossos relacionamentos amorosos, mas também energia.

Quando uma relação acaba, nossa marca energética continua no outro — e vice-versa. "Nós ficamos impregnados com a energia emocional e sexual dos parceiros. Há uma espécie de laço energético que une as pessoas e permanece mesmo depois do fim", conta a terapeuta humanista e numeróloga Marcia Pugliesi, do Espaço Conheça-te, em São Paulo (SP).

É importante que a relação termine da forma mais pacífica e consciente possível. Ainda assim, a energia do ex pode ficar impregnada em você e impedi-la de seguir em frente de coração e mente abertos.

Tempo para limpeza: seis a nove meses

"É comum demorar de seis a nove meses para limpar os registros energéticos do outro. Por isso acontecem as recaídas, aqueles retornos que ocorrem mesmo após a certeza do término e o desgaste do relacionamento. É o que chamamos de círculo vicioso de energia: ficamos ligados por cordões energéticos invisíveis, mas poderosos, que demoram para desatarem e se dissiparem", completa Marcia.

Segundo a psicóloga Poema Ribeiro, de São Paulo (SP), quanto mais intenso — o que nem sempre tem a ver com tempo — foi o relacionamento, mais forte é a memória celular do que foi vivido.

"Justamente porque já foi comprovado cientificamente que temos uma memória celular, é fundamental, sim, neutralizar essas memórias. Em todas as civilizações os rituais foram e são importantes. Então, ritualizar um final de relacionamento serve para finalizar o envolvimento de forma clara e para limpar esses registros", explica.

Como fazer isso? Eis algumas ideais para se inspirar e se livrar de vez da zica do ex:

Fortaleça sua autoestima e se coloque como prioridade

Isso, é claro, sem deixar de respeitar o outro. Ao se empoderar e cuidar de si com leveza e otimismo, automaticamente você ajuda na recomposição da própria energia.

Invente um ritual que faça sentido para você

Cada um tem uma forma pessoal de fazer sua limpeza, inclusive adotando um olhar espiritual ou religioso de acordo com as próprias convicções. Pode ser escrevendo uma carta de despedida (que não precisa necessariamente ser entregue), rezando ou se desfazendo de lembranças materiais.

Aposte no poder dos cristais

"Deixe uma turmalina negra no local onde vocês costumavam ficar ou na sua casa. Essa pedra tem o poder de transmutar as energias", sugere Rose Lazzarini, terapeuta radiestesista, de São Paulo (SP).

Faça mudanças no quarto

Procure modificar a decoração do ambiente, compre novas roupas de cama e banho e, se possível, troque até o colchão para se livrar da marca energética do ex em sua cama.

"Devolva-me"

Devolva e se desfaça de tudo que lembre o antigo relacionamento ou que acredita que tem a energia da outra pessoa. "Segundo a psicometria, quando entrarmos em contato com objetos transmitimos uma onda mental energética que pode ser captada por qualquer pessoa. E ao ter contato com a energia de alguém que trouxe sofrimento para você, pensamentos e sentimentos que não fazem mais sentido podem continuar a surgir", diz Adriana Borges, parapsicóloga clínica de São Paulo (SP).

Cortando o laço energético

Tomar um banho de sal grosso é a primeira fase de limpeza do corpo energético, conforme a parapsicóloga. O sal grosso é um dos mais poderosos elementos de purificação e por isso é essencial para descarregar as energias negativas impregnadas em nosso corpo espiritual. Lembre-se: o banho deve ser feito sempre do pescoço para baixo.

Depois, vá para um lugar calmo e tranquilo, onde você possa se sentir segura e não ser interrompida.

Acenda uma vela branca evocando o que você acredita: anjo da guarda, guias, santos ou protetores que possam ajudem a realizar o ritual com muita harmonia e amor para a libertação de laços e energias que já não lhe pertencem mais.

Sente-se em um lugar confortável, feche os olhos e faça três respirações longas e profundas. Quando se sentir centrada e calma, visualize um círculo de luz branca ao seu redor. Ao sentir a energia desse círculo de luz bem forte e estável, comece a visualizar em sua mente um feixe que sai de você e a conecta com a outra pessoa em questão.

"Alguns especialistas em terapias holísticas sugerem que seja visualizado o feixe de luz saindo do chakra cardíaco, enquanto outros sugerem que ele saia do chakra sacral, aquele ligado à energia sexual, localizado abaixo do umbigo. Sinta no seu ritual qual das duas energias do seu corpo espiritual está mais ligada a essa pessoa", orienta a parapsicóloga.

No momento em que você criou a imagem mental do laço energético que a une ao ex, agradeça pelas oportunidades de aprendizado que teve no relacionamento e perdoe, se necessário.

Depois de sentir que o laço criado pelo feixe de luz está estável, visualize uma tesoura afiadíssima que corta essa alça energética que une vocês dois, dizendo: "Eu corto o elo com (nome do ex) e todos os laços energéticos que nos unem, sem possibilidade de restituição. Eu digo adeus e desejo-lhe o melhor para a sua evolução. Somos livres e em paz".

Após imaginar e repetir a frase acima, continue respirando em silêncio com os olhos fechados por alguns minutos. Em seguida, abra os olhos, agradeça aos guias, protetores, santos ou anjos pelo apoio nesse ritual.

"Dependendo da força do laço que une vocês dois, refaça esse ritual até perceber que se desprendeu da energia que os ligava. A vela branca pode ser apagada no fim do ritual e reacendida quando for repeti-lo ou para outros fins", diz Adriana.

Alto Astral