Triste depois do fim do namoro? Acreditar que está superando pode ajudar
Chorar, se entupir de chocolate, cair na balada, entrar para o Tinder... a cura para o coração partido pode ser muito mais simples do que se pensava. Segundo estudo recente da Universidade do Colorados (EUA), apenas acreditar que você está fazendo algo para superar o/a ex já alivia a sensação de dor.
Esta conclusão surgiu através de um teste com placebos - tratamentos que não contém ingredientes ativos -. Para a pesquisa foram recrutados 40 voluntários que haviam passado por um término indesejado de um relacionamento nos últimos seis meses. Foi requisitado que levassem uma foto do/a ex e uma outra de um amigo/a do mesmo gênero.
Dentro de uma máquina de ressonância, os participantes deveriam olhar para a primeira foto e relembrar o término. Depois, era mostrada a segunda imagem. Eles também foram submetidos a dores físicas. Enquanto estes estímulos eram alternados repetidamente, foi perguntado aos participantes como eles se sentiam em uma escala de 1 (muito mal) a 5 (muito bem) e a máquina registrava toda a atividade cerebral.
Após esta etapa, os participantes aplicaram um spray nasal. Para metade deles foi dito que se tratava de “um eficiente analgésico para a dor emocional”. Para a outra metade, uma simples solução salina.
De volta à máquina, os estímulos foram repetidos. O grupo do placebo não só sentiu menos dor física como se sentiu melhor emocionalmente, reduzindo a sensação de rejeição ao ver a foto do/a ex.
Tor Wager, um dos pesquisadores, afirma que a dor emocional é, pela neuroquímica, real como a física. “Apenas o fato de estar fazendo algo por você e se engajar em algo que dá esperança pode ter um grande impacto”, diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.