Topo

Ludmilla: "O padrão sempre foi cabelo liso, ir contra isso era um desafio"

A cantora durante campanha para a Niely - Ju Coutinho/Divulgação
A cantora durante campanha para a Niely Imagem: Ju Coutinho/Divulgação

Da Universa

23/01/2019 18h31

Ludmilla assumiu os cachos. A cantora, de 23 anos, passou novamente pela transição capilar e agora quer servir de inspiração para outras mulheres -- mesmo porque, segundo ela, a decisão de deixar o alisamento e os apliques para trás não é nada simples.

"O essencial é continuar firme na decisão. Quero incentivar as mulheres a serem elas mesmas e serem felizes com suas características naturais. Hoje meus cachos já voltaram e estão mais firmes, tenho amado cada vez mais. Há uma liberdade em usar o cabelo natural de que gosto muito, mas isso exige cuidado e atenção sempre", afirmou à Universa, durante a gravação de uma campanha da Niely, em São Paulo.

Beleza natural e individualidade

A carioca critica a pressão de se enquadrar em padrões estéticos e comemora a liberdade que a beleza natural proporciona. "Durante muitos anos, o aceitável era o liso, então ir contra era um desafio. E, de certa forma, é mais fácil de lidar com o liso no dia a dia: o cacho amassa, precisa ser ativado todos os dias, os produtos são diferentes... Só que para as cacheadas isso parou de fazer sentido. Assumir os cabelos naturais traz uma individualidade linda."

Para a cantora, que era adepta dos apliques, principalmente dos longos e lisos, o maior desafio em assumir os cachos é como isso tem impacto na autoestima. Mas ela garante que vale a pena passar pelo processo de transição.

"Assumir os fios naturais quando eles já passaram por tantas transformações mexe bastante com a autoestima, porque o cabelo fica com formato indefinido. No meu caso, a recompensa foi grande. Amo os meus cachos, cuido deles para que estejam saudáveis e bonitos, porque o processo para retomá-los não foi fácil."

A cantora diz que fazer hidratação é sua dica principal para manter a saúde dos fios. "Estou prestando bastante atenção no que estou usando. Muitas pessoas que me acompanham também amam cachos, então compartilho o que faço e os produtos que uso para que, se alguém quiser se inspirar, estarei lá falando a respeito."