Topo

Drew Barrymore e a revolta do 'não estou grávida, estou gorda'

Drew Barrymore - Getty Images
Drew Barrymore Imagem: Getty Images

da Universa

30/03/2018 13h45

Ainda que debates sobre autoestima e autoaceitação estejam em plena efervescência, não é incomum se deparar nos dias de hoje com celebridades sendo criticadas por estarem fora dos padrões. No final do ano passado, Rihanna enfrentou uma série de ataques nas redes pelo simples fato de ter ganhado peso. A cantora chegou até a se manifestar nas redes sociais sobre o assunto. Passados alguns meses, agora, foi a vez de Drew Barrymore entrar para a lista de famosas que reivindicam o direito de engordar sem pressão.

O desabafo aconteceu, esta semana, em meio à promoção da segunda temporada da série "Santa Clarita Diet", da Netflix, em que ela é a protagonista e cuja personagem passa a vida comendo carne humana. Em entrevista ao programa The Late Show, de James Corden, ela relatou a abordagem de uma fã há poucos dias em um restaurante. "Meu Deus, quantos filhos você têm?", a mulher questionou. A atriz, surpresa, respondeu que tinha dois. Foi, então, que a moça emendou: "Mais um que vem a caminho, obviamente".

Veja também:

Já de saída do estabelecimento, a atriz reagiu dizendo: "Estou gorda, não grávida". E mentalmente repetiu a si mesma o quanto passar por este tipo de situação é duro. Logo em seguida, Drew contou ao apresentador da atração que "odeia fazer dieta" toda vez que tem uma nova filmagem para acontecer. Ela é um exemplo de muitos.

Halle Berry - Getty Images - Getty Images
Halle Berry
Imagem: Getty Images

A lista de celebridades que enfrentaram situações semelhantes não se encerra em Rihanna e Drew. Em junho do ano passado, Halle Berry precisou soltar um comunicado para justificar aos inquisidores da "boa forma" feminina o motivo de ter sido clicada com as mãos sobre a barriga em um red carpet. A imagem viralizou acompanhada de rumores de uma suposta gravidez. "Será que uma garota não pode comer um filé com fritas?", questionou.

Jennifer Aniston também já foi alvo do que nos EUA é chamado de fat shaming (provocar constrangimento por conta do peso) e chegou a divulgar uma carta viral contra os veículos de jornalismo que o praticam. Repetidas vezes, ela já foi alvo de especulações sobre gravidez por conta de mudanças na silhueta. "Está grávida? Está comendo muito? Ficou desleixada? Seu casamento está à deriva porque as câmeras detectam uma 'imperfeição' física?", escreveu. "[Tabloides] refletem a visão deformada de como calculamos o valor de uma mulher."