Italianos homenageiam Marielle Franco com HQ
A vereadora Marielle Franco, executada a tiros no Rio de Janeiro, foi homenageada por italianos com uma história em quadrinhos.
A HQ tem início com frases que, de acordo com os autores, Assia Petricelli e Sergio Riccardi, definem Marielle: "Eu sou cria da Maré. Sou mulher negra. Sou anticapitalista. Sou militante política. Sou mãe".
Veja também
- Horas antes de morrer, Marielle queria garantir segurança de mulheres
- "Gota d'água": Liniker, Eliane Dias e lideranças femininas choram Marielle
- "Se necessário, assumo a briga", diz viúva de Marielle sobre luta política
"Nos apaixonamos por sua história e nos comovemos com sua morte, sentimos uma grande energia e uma profunda esperança com a multidão que foi para as ruas do Brasil para pedir verdade e justiça. Com nossos meios, palavras e desenhos, queríamos nos colocar a serviço dessa história", diz o editorial publicado pelos autores.
Os artistas também encontraram na parlamentar "o exemplo que procuravam", pois Marielle colocou em pauta assuntos como estereótipos de feminilidade, tema que Petricelli queria ilustrar em um romance gráfico.
"O poder a castigou, mas sua figura não se reduz à de uma vítima. A voz de Marielle, seu corpo e seu sorriso não se extinguem, continuam a viver através de todos nós que ocupamos um espaço público em seu nome e continuamos suas batalhas.
Marielle vive porque nós vivemos", declararam.
A tirinha foi publicada no jornal "Il Manifesto". O gibi foi vendido junto com o diário nas bancas da Itália. Há também uma versão digital disponível por dois euros (aproximadamente R$ 8).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.