PUBLICIDADE
Topo

Deu Tilt #3: Programação é o "novo inglês"?

De Tilt, em São Paulo

16/03/2020 04h00

No terceiro programa do nosso podcast de ciência e tecnologia, o "Deu Tilt" (ouça no arquivo acima o programa), o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, conversou com Paola Salmona Ricci, educadora e pesquisadora com foco em aprendizagem construcionista, sobre ensinar as crianças a programar. Cocriadora do Instituto Catalisador e professora de design thinking da escola Avenues São Paulo, ela defende que as aulas de programação precisam caminha junto de práticas maker, para que o aprendizado de código tenha algum propósito.

"Na minha cabeça, simplesmente ensinar programação para crianças, de forma descontextualizada, não fazia sentido nenhum, porque aprender programação tem a ver com dar suporte para as crianças conseguirem desenvolver uma confiança criativa. Com elas conseguirem se entender como agentes criativos, como designers do mundo, no sentido de conseguir olhar para um ar-condicionado, um computador, um telefone e conseguir enxergar além dessa caixa-preta. Não é simplesmente mais uma habilidade. Eu, como educadora e como mãe, acho que a gente precisa se preocupar com a educação integral das crianças, para dar as ferramentas que elas precisam para ser quem elas gostariam ser nesse mundo desafiador", disse. (a partir de 3:57)

Isso é uma coisa que os pais tem buscado muito para os filhos pensando no mercado de trabalho, mas a especialista acredita que saber programar vai além disso. É empoderar as crianças para serem agentes de mudança, afirma.

"Uma coisa que a gente tem trabalhado muito na Avenus e no Catalisador é a ideia das crianças desde pequenas pensarem no usuário, exercitarem essa empatia, esse olhar para o outro. Por que vamos desenhar assim ou assado, qual a real demanda que precisa ser atendida? Qual o problema? Aprender programação nesse contexto é poder levar essas resoluções de problemas, pensando atentamente no usuário, para um lugar mais sofisticado. É elas se sentirem realmente empoderadas nesse lugar de criação." (a partir de 6:45)

.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Deu Tilt, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer e no YouTube.

.

Referências citadas