Topo

Deu Tilt #16: Se você usa GPS e tira foto no celular, agradeça à astronomia

Mais Deu Tilt
1 | 19

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

21/05/2021 04h00

Você pode nem se dar conta, mas a astronomia impacta nosso cotidiano de diversas maneiras. Uma delas a quantidade de invenções que facilitam nossa vida e que surgiram, justamente, por causa dessa ciência.

Para falar sobre por que a astronomia importa, o 16º episódio do podcast "Deu Tilt" recebeu Patrícia Spinelli, que é doutora em astrofísica e pesquisadora do Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins), e Thiago Gonçalves, que é doutor em astrofísica, professora da UFRJ e coordenador de comunicação da sociedade astronômica brasileira. Eles discutiram o assunto com Guilherme Tagiaroli, repórter de Tilt, no 16º episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia.

Ouça o episódio na íntegra no player acima.

Aliás, você sabia que o GPS e a fotografia digital surgiram graças à astronomia? Segundo Thiago Gonçalves, são dois exemplos de aparelhos de consumo de massa que foram criados primeiramente para servir a ciência (ouça a partir de 19:24).

"O GPS depende de uma triangulação do uso de relatividade geral com satélites e as câmeras digitais foram aperfeiçoadas por astrônomos, justamente porque a gente precisava de um instrumento que fosse sensível para observar os objetos mais distantes no universo", explicou.

Para Patricia Spinelli, a sociedade não precisa fazer ciência com essa visão utilitarista, mas, no fim das contas, por mais que a astronomia não busque respostas iminentes para a humanidade, os avanços tecnológicos são aplicáveis para todos (ouça a partir de 11:50).

"A gente tem indícios suficientes para mostrar que a astronomia contribui inclusive para o bem-estar da população", afirmou.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir "Deu Tilt", por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.