ChatGPT para deputado: o que acontece se IA se candidatar e ganhar eleição?
Tem gente que olha para os limites e ri deles. A inteligência artificial está ocupando cargos feitos para humanos. Uma empresa trocou o CEO há dois anos por uma IA. Em 2024, a Administração do Ciberespaço da China, que comanda a internet no país, criou uma IA com a cara do presidente Xi Jinping e que responde com base nas premissas do Partido Comunista Chinês.
Já o empresário Steve Endacott resolveu levar a lógica para as eleições. Candidato a deputado no Reino Unido, ele colocou nas cédulas de votação um avatar seu chamado de AI Steve.
Na edição desta semana de Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, os apresentadores Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz debatem como seria o mundo se uma inteligência artificial vencesse uma eleição.
É uma coisa que vai acontecer muito. Mais do ponto de vista experimental e como uma jogada de marketing, como esse cara do Reino Unido
Diogo Cortiz
Diogo explica que candidatos que dizem usar IA não serão uma novidade, visto que muitas pessoas utilizam soluções de inteligência artificial no dia a dia.
Fica o meu recado: se aparecer um candidato que é com inteligência artificial, saiba que ele não é tão inovador assim, porque hoje todo mundo usa IA
Diogo Cortiz
Geração Z não sabe usar Ctrl C + Ctrl V? Entenda por que a culpa não é dela
Não é novidade para ninguém que existe um mundo antes e depois da internet. Agora que os jovens da Geração Z chegam à universidade e ao mercado de trabalho, a desenvoltura com o mundo digital parece não constar no conjunto de habilidades deles, ainda que tenham nascido em um contexto de imersão tecnológica.
Eu vivo isso na pele. Dou aulas para a graduação e estamos recebendo alunos que têm entre 17 e 18 anos com uma dificuldade até mesmo de entender coisas básicas de computador
Diogo Cortiz
Na edição desta semana do Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes, avaliam como e por que a geração de jovens não possui habilidades tecnológicas consideradas básicas.
Apple x Google: quem terá a melhor IA? Dono de Android ou de iPhone?
No ano passado, quando a maioria das gigantes de tecnologia só falavam sobre inteligência artificial generativa, a Apple apresentava o Vision Pro, os óculos ultra modernos de realidade aumentada. Agora, a dona do iPhone resolveu entrar na dança da IA.
Mas de um jeito bem Apple. Até trocou o nome das coisas. Chamou sua solução de AI - nada de "artificial inteligence", mas, sim, sigla para Apple Intelligence. Ela chegará aos smartphones mais recentes já no iOS 18. Já o Google, outro forte concorrente no mundo dos celulares, até possui estratégia semelhante, mas abastece uma gama maior de dispositivos e plataformas com sua solução de IA.
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receberNo Deu Tilt desta semana, os apresentadores Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz explicam: quem levará a melhor nesse embate? Donos de Android ou quem tem iPhone?
DEU TILT
Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.