Jato supersônico chega a 1.240 km/h e quebra a barreira do som; veja imagem
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Uma imagem capturada em parceria com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, mostra o momento em que o jato supersônico XB-1, da Boom Supersonic, quebra a barreira do som ao voar a mais de 1.240 quilômetros por hora sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia (EUA).
O que aconteceu
O voo supersônico foi o segundo do tipo a ser realizado pelo XB-1. Nesta segunda ocasião, o trabalho da Boom Supersonic com a Nasa possibilitou que o momento em que o jato ultrapassou a barreira do som fosse capturado por meio de uma imagem de Schlieren —segundo a Nasa, este tipo de fotografia consegue capturar as mudanças na densidade de um fluido.
O jato voou mais rápido que a marcação Mach 1, que representa a velocidade do som. Ao voar a mais de 11 quilômetros de altura, o jato alcançou impressionantes 1.242 quilômetros por hora. Como comparação, Mach 1 corresponde a 1.216 quilômetros por hora, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A foto foi feita pelas equipes da Nasa que estavam no solo. A imagem, feita durante um voo civil realizado no dia 10 de fevereiro, foi publicada na rede X (antigo Twitter). Conforme descrição da Boom Supersonic, a foto ilustra o XB-1 "empurrando o ar em velocidades supersônicas". "A foto documenta a mudança na densidade do ar ao redor do XB-1 e a onda de choque resultante —tornando o invisível visível", diz a empresa.

Nenhum efeito sonoro do jato foi ouvido pelas equipes no solo. Segundo a empresa responsável pelo voo, esse efeito é alcançado quando a barreira do som é quebrada em uma altitude alta o suficiente, com velocidades exatas variando com base nas condições atmosféricas.
As equipes da Nasa também coletaram dados sobre a assinatura acústica do XB-1 em um local na rota de voo. A análise do Boom descobriu que nenhum estrondo sônico audível atingiu o solo enquanto o jato voava em velocidades supersônicas. Boom Supersonic
Softwares específicos guiaram o piloto até os pontos específicos pelos quais o XB-1 teria que voar. Os pontos de referência computados pela Nasa levaram o jato até a posição na qual voaria em frente ao sol, como um eclipse. "Para capturar as imagens, a Nasa usou telescópios terrestres com filtros especiais que detectam distorções do ar, como ondas de choque, ao redor da aeronave supersônica", explica a empresa em seu portal oficial.
Aviões supersônicos podem chegar aos voos comerciais
Tanto a Nasa quanto a Boom Supersonic se dedicam a pesquisar a eventual possibilidade de viagens comerciais supersônicas. A empresa anunciou que os dados coletados a partir dos voos do XB-1 servirão como base para implementar o sistema em outra aeronave: a Overture. Segundo as previsões da Boom, a Overture voará a uma velocidade duas vezes maior que a dos aviões comerciais atuais e será capaz de funcionar com 100% de combustível de aviação sustentável.
Com viagens supersônicas, o tempo de voo seria consideravelmente menor, podendo ser cortado pela metade. Um voo de costa a costa dos Estados Unidos, por exemplo, seria 50% mais rápido, de acordo com as previsões.
Uma eventual aeronave supersônica poderá ser adquirida por grandes companhias aéreas. Segundo a Boom Supersonic, o avião Overture já tem 130 pedidos e pré-encomendas da United Airlines, American Airlines e Japan Airlines.
O XB-1 voou pela primeira vez em março de 2024, sendo que o primeiro voo supersônico aconteceu em janeiro de 2025. A aeronave é o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente no mundo, feita quase inteiramente de materiais compostos de fibra de carbono.
6 comentários
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Luiz Carlos Amorim
e pensar no Concorde la na década de 70, era so ter continuado o desenvolvimento da tecnologia.
Geraldo Dias Netto
A foto é linda, mas o feito não diz absolutamente nada. Se fosse hipersônico. Mas quebrar a barreira do som é coisa que qualquer caça hoje faz. Mesmo alguns bem antigos.
Márcio Della Rosa
Já viram que terão de mudar o nome da empresa para "Quiet Supersonic"...