IA que lê emoções e projetor que segue você: conheça robôs da LG e Samsung

Se depender de LG e Samsung, o futuro da sua casa envolve robôs bem simpáticos com inteligência artificial deslizando pela sua casa, seja para lembrar você de compromissos, conversar, ajudar na segurança da casa com suas câmeras ou entreter.

Os dois robôs funcionam como assistentes domésticos e central de comando para outros aparelhos (como luzes, ar-condicionado, aspirador e dispensador de comida para pets). Eles foram apresentados nas respectivas conferências das fabricantes na CES 2024 (Consumer Eletronics Show), grande evento de inovação e produtos de consumo que acontece até sexta-feira (12), realizado nesta semana em Las Vegas (EUA).

Robô que lê e expressa emoções

O da LG é chamado de Smart Home AI Agent (agente de IA para casa inteligente, na tradução direta).

  • Ele possui bases que atuam como pernas e se desloca a partir de pequenas rodas.
  • Uma tela em sua parte superior simula olhos e outros símbolos (como coração e piscada). A ideia é torná-lo expressivo e simpático, demonstrando emoções (existe uma linha de pesquisadores que prefere não atribuir adjetivos e características humanas a robôs e inteligência artificial).
  • É na região da cabeça, digamos assim, que ele possui uma câmera que reconhece o rosto dos usuários. Segundo a LG, o robô foi criado para analisar emoções humanas a partir de expressões faciais e voz. Com isso ele poderia selecionar músicas ou outros conteúdos de acordo com o humor detectado.
  • Seu conceito envolve interação com as pessoas por meio de comandos de voz, conversas e rotinas programadas, além de funcionar como agente de segurança (pode enviar alertas se detectar alguma situação suspeita, como invasão da casa).
  • Pode ser integrado também a outros eletrodomésticos para controlá-los. Exemplo: se detectar uma luz acesa sem ter ninguém em casa, ele será capaz de desligá-la para economizar energia.
Smart Home AI Agent expressa emoções através de seus olhos, segundo a LG
Smart Home AI Agent expressa emoções através de seus olhos, segundo a LG Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

"O agente de IA utiliza sua câmera integrada, alto-falante e vários sensores para coletar dados ambientais em tempo real, incluindo temperatura, umidade e qualidade do ar interno. As tecnologias avançadas de IA da LG analisam estes dados, aprendendo-os continuamente e combinando-os com informações externas", detalhou a LG em seu material de divulgação.

"O uso da tecnologia de IA multimodal [que combina diferentes formatos de dados] que combina reconhecimento de voz e imagem com processamento de linguagem natural, permite que o Smart Home AI Agent compreenda o contexto e as intenções, bem como se comunique ativamente com os usuários", acrescentou.

Projetor que segue você e faz chamada de vídeo

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O robô da Samsung é o Ballie. Ele tem formato de uma pequena bola, e apareceu pela primeira vez na CES 2020, chamando a atenção por girar, reconhecer e seguir as pessoas, de acordo com a distância delas.

Em 2024, o dispositivo cresceu em tamanho e adquiriu a função de projetor.

  • Na parte da projeção, ele pode ser usado, por exemplo, como uma espécie de TV, exibindo programas, séries e exercícios físicos.
  • Ele consegue ainda fazer chamadas de vídeo (a partir de sua câmera) e ajuda a monitorar animais de estimação quando seus tutores estão fora de casa. O Ballie é capaz de enviar atualizações de vídeos, segundo a Samsung.
  • Outro uso possível é o de ser uma central de comandos para outros dispositivos. Exemplo: diminuir as luzes do quarto e deixar o ambiente confortável (como um ar-condicionado) para que seus donos possam dormir com um simples comando de voz "Hey, Ballie, vamos para a cama agora."

"Ballie pode ajudar os usuários em muitas situações —aprendendo continuamente com os padrões e hábitos dos usuários para fornecer serviços mais inteligentes e personalizados", explicou a Samsung em sua divulgação.

Quando vão chegar ao mundo?

Não há datas definidas para que eles comecem a ser vendidos.

Continua após a publicidade

*A jornalista viajou a convite da LG.

Deixe seu comentário

Só para assinantes