Topo

Inovação e fofura unidos: veja 5 robôs incríveis apresentados na CES 2020

Wu Xiaoling/Xinhua
Imagem: Wu Xiaoling/Xinhua

Thiago Varella

Colaboração paraTilt

19/01/2020 04h00

A CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, apresentou diversos novos robôs para o mundo. Os corredores da feira, em Las Vegas (EUA), estavam recheados de máquinas e humanoides de todos os tipos.

O Tilt já fez uma grande lista com os gadgets e as tendências mais bacanas da CES 2020. Como o Roblog é um blog sobre, errr, robôs, escolhemos os cinco mais incríveis da feira. Não apenas para inovação, mas também por causa do design e, por que não, da fofura. Veja abaixo:

Rollbot - Charmin

rollbot - Robyn Beck / AFP - Robyn Beck / AFP
Tá no aperto? Chama o RollBot
Imagem: Robyn Beck / AFP

Aí você está no banheiro, concentrado, fazendo aquilo que deveria fazer, quando percebe que acabou o papel higiênico. E agora? A Charmin e a Procter & Gamble resolveram esse problema com o simpático Rollbot.

Sim, é um robô com carinha de ursinho feito para levar papel higiênico para quem está preso no banheiro. O Rollbot pode ser controlado pelo smartphone do usuário via bluetooth. Até porque, quem é que não leva o celular para o banheiro quando vai correndo usar o toalete, não é mesmo?

Ballie - Samsung

ballie - Arte/UOL - Arte/UOL
Ballie é fofinho e foi pensado para ser um cuidador da casa
Imagem: Arte/UOL

Esse é um robô fofo que te segue pela casa e ainda se parece com o BB-8, de Star Wars. Ballie tem o formato de bola e reconhece e segue as pessoas de acordo com a distância do dono. Se você se aproxima dele, ele se afasta girando pelo chão. Se começar a correr, ele aumenta a velocidade para te seguir.

A ideia, segundo a Samsung, é ele ser um cuidador da casa. Remotamente, por exemplo, ele pode mandar informações via celular para os donos enquanto eles estão no trabalho.

Um exemplo dado pela Samsung é de Ballie percebendo que um cachorro derrubou um prato de cereal e, automaticamente, o aparelho ativa o aspirador-robô da marca para limpar a bagunça.

BellaBot - PuduTech

BellaBot - PuduTech - PuduTech
BellaBot é um garçom-gatinho para deixar o cliente bem satisfeito
Imagem: PuduTech

O BellaBot é um robô autônomo que funciona como um garçom. O simpático gatinho feito pela empresa chinesa PuduTech é capaz de entregar até 10 kg de pedidos em um restaurante, evitando obstáculos usando uma combinação de câmeras e sensores.

O robô mia assim que chega para avisar os clientes que seus pedidos chegaram e que eles podem retirar as bandejas. Os clientes podem, então, fazer um carinho atrás das orelhas do BellaBot como, digamos, caixinha.

Bot Chef - Samsung

Bot Chef - Divulgação - Divulgação
Quer uma comida feita por um chef de mãos, digamos, firmes?
Imagem: Divulgação

Você não sabe cozinhar? O Bot Chef da Samsung surgiu para salvar sua vida. Trata-se de um cozinheiro pessoal com dois braços articulados com mãos que precisa de pouca ajuda humana para fazer a comida.

O robô responde a comandos de voz e possui uma tela embutida que mostra cada etapa do processo de cozinhar uma comida.

Lovot - Groove X

Lovot - REUTERS/Steve Marcus - REUTERS/Steve Marcus
Love (amor) + robot (robô) = Lovot. Essa conta faz sentido para você?
Imagem: REUTERS/Steve Marcus

Esse é um robô-pet feito pela empresa japonesa Groove X. Seu nome é uma combinação das palavras amor e robô.

A ideia aqui é a de ser um robô fofo e altamente abraçável. O robô pede colo, dança e seus mais de 50 sensores o ajudam a imitar o comportamento de um bichinho de verdade.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS