CES 2024: 'testamos' a primeira TV transparente sem fios da LG

Imagine ter uma TV Oled transparente na sua sala sem precisar se preocupar com fios espalhados ao redor. Essa é uma das apostas da LG para o setor com o modelo Signature Oled T, de 77 polegadas.

A televisão 4K foi anunciada durante a CES 2024 (Consumer Eletronic Show), um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA) esta semana. Tilt teve a oportunidade de conhecer de perto como funciona a TV transparente.

No lugar da tela preta de fundo dos modelos convencionais, a ideia é que o painel da TV se integre ao ambiente em que ela está, funcionando também como parte da decoração.

A fabricante promete que a tela fica praticamente invisível quando desligada —não foi possível observar esse modo durante a exibição da tecnologia para ver como é essa experiência.

Imagem
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Como funciona a TV transparente sem fios

É possível alternar entre dois modos pressionando um botão: transparente ou opaco (modo de exibição a que estamos acostumados).

Ao ser ativado, um filtro de contraste presente na parte de trás da TV sobe ou desce de sua base. Quando levantado, a televisão funciona no modo tradicional. É parecido com um painel de projetor.

Painel levantado na parte traseira - sem o modo transparência ativado
Painel levantado na parte traseira - sem o modo transparência ativado Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL
Continua após a publicidade

Quando abaixado, o modo transparente entra em ação. Nesse momento, o painel se funde a qualquer coisa que está atrás dele, seja uma parede, um quadro, uma varanda etc. Dependendo da escolha, ela consegue exibir, por exemplo, obras de arte e fotos.

Existe a possibilidade de mesclar os dois modos a partir do recurso T-Bar. Nele a TV passa a exibir algumas informações (como notícias e previsão do tempo) no lado inferior da tela. O restante continua transparente.

O processo de transição —ao menos nas exibições— não chegou a 10 segundos. A experiência sonora também me pareceu como a de uma TV convencional.

A tecnologia da transparência é possível graças ao novo processador ? (Alpha) 11 com inteligência artificial, que promete um desempenho quatro vezes superior ao chip usado em modelos anteriores de TVs da marca.

Painel abaixado na parte traseira e com o modo transparência ativado
Painel abaixado na parte traseira e com o modo transparência ativado Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

"O processador permite que as TVs LG Oled reconheçam você, entendam as suas necessidades e personalizem ainda mais as experiências de acordo com suas preferências", afirmou Matthew Durgin, vice-presidente de conteúdo e serviços da LG Electronics nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

No estande da LG foi possível visualizar opções da TV encostada na parede ou montada em uma estrutura como se estivesse no meio de um cômodo.

"Os clientes podem personalizar ainda mais adicionando prateleiras verticais ou flutuantes em um ou ambos os lados da tela para melhor atender aos seus gostos e preferências", explicou a empresa em seu comunicado de divulgação.

A taxa de atualização do modelo é de 120 Hz (quanto maior o número, melhor será a experiência de uso em termos de velocidade da transição das imagens).

E para onde foram os fios?

Zero Connect Box: caixa responsável pela transmissão de áudio e vídeo via wireless
Zero Connect Box: caixa responsável pela transmissão de áudio e vídeo via wireless Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

A TV transparente funciona integrada ao Zero Connect Box, um dispositivo em formato de caixa responsável pela transmissão de áudio e vídeo via wireless, explicou a companhia. Caso a pessoa queira jogar videogame, o console deverá ser conectado a esse box.

Continua após a publicidade

Não há informações sobre preço e nem disponibilidade do produto. Mas sabe-se que o modelo não tem previsão para chegar ao Brasil.

Dispositivos com tela transparente envolvem uma área que a LG já se debruça há alguns anos, mas é a primeira vez que a marca une uma tela transparente de uma TV 4K com seu sistema de transmissão de imagem e som sem fio.

Modo T-Bar ativado
Modo T-Bar ativado Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Maior vida útil de alguns modelos de TV

Na CES 2024, a LG também anunciou que o sistema operacional presente em seus televisores, o webOS, será atualizado pelos próximos cinco anos em diversos modelos. É uma boa notícia para quem mantém uma TV por vários anos.

Além de permanecer na lista de acesso a novidades e melhores experiências de uso da TV, aparelhos antigos que deixam de receber as atualizações ficam defasados com o tempo, e alguns aplicativos podem deixar de funcionar.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, os modelos dessa lista são: todos da linha 2022 OLED TV, LG OLED Flex, LG OLED Objet Collection Posé e QNED Mini LED 8K da LG (série QNED99/95).

É com esse sistema, por exemplo, que uma TV Smart da fabricante oferece uma tela inicial que saúda os usuários com recomendações de acordo com seus gostos.

*A jornalista viajou a convite da LG.

Deixe seu comentário

Só para assinantes