iOS 17 no iPhone: veja celulares aptos ao update e os 'aposentados' por ele

Junto com o lançamento do iPhone 15, a Apple revelou a data de chegada do iOS 17, seu novo sistema operacional: 18 de setembro. A partir desta segunda-feira, ele poderá ser baixado em todos os iPhones a partir do XR e XS, de 2018.

Acontece todo ano: sempre que um novo sistema operacional é lançado, aparelhos antigos param de receber atualizações. Em 2022, com o iOS 16, os "aposentados" foram os iPhones 6S, 7 e 7 Plus. Agora, seguindo o cronograma, os modelos que ficaram de fora são os seguintes:

  • iPhone 8,
  • iPhone 8 Plus,
  • iPhone X, de 2017.

Deixar de receber mais atualizações não quer dizer que os aparelhos serão inutilizados. Os modelos apenas não vão conseguir usar o novo iOS nem terão recursos de segurança em dia. Mas, com o passar do tempo, vão perdendo suporte para alguns apps.

Quais iPhones receberão o novo sistema?

Veja a lista de compatibilidade com o iOS 17:

  • iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis
  • iPhone X: não compatível
  • iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis
  • iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis
  • iPhones da linhas 11, 12, 13, e 14: compatíveis
Novidades do iOS 17 para iPhone
Novidades do iOS 17 para iPhone Imagem: Reprodução

O que tem de novo no iOS 17?

Alguns destaques do próximo sistema operacional do iPhone são:

Continua após a publicidade

Mensagens: o aplicativo nativo do iPhone para trocar mensagens foi repaginado. Ele passará a transcrever automaticamente os áudios e permitir o envio da localização para contatos. É bastante similar ao que o WhatsApp já faz.

Stickers: as famosas figurinhas poderão agora poderão ser criadas a partir de fotos, vídeos e até de emojis. Elas ainda poderão ser usadas em qualquer conversa do app Mensagens, bastando arrastar do teclado para o chat.

iOS17: Namedrop é uma função do Airdrop que permite comparitlhar facilmente contatos entre aparelhos com iOS
iOS17: Namedrop é uma função do Airdrop que permite comparitlhar facilmente contatos entre aparelhos com iOS Imagem: Reprodução

Airdrop: o sistema de compartilhamento de arquivos exclusivo para aparelhos da Apple ganhou uma nova função, chamada de Namedrop. Bastará aproximar um aparelho do outro (dois iPhones ou um iPhone e um AppleWatch, por exemplo), que as suas informações de contato serão transferidas automaticamente para o outro dispositivo. Além disso, é possível usar a internet para transferir dados, caso você precise se afastar enquanto manda algo mais pesado.

iOS 17: Stand by é uma tela de descanso para o iPhone personalizável com fotos ou informações úteis
iOS 17: Stand by é uma tela de descanso para o iPhone personalizável com fotos ou informações úteis Imagem: Reprodução

Modo Stand By: novo modo de exibição de widgets, que lembra uma central de casa inteligente. Quando o celular for colocado na horizontal, por exemplo, em uma mesa de cabeceira ou no balcão da cozinha, vão aparecer notificações, previsão do tempo, compromissos do calendário e mais. Lembra o funcionamento de um Echo Show, da Amazon, ou um Nest Hub, do Google.

Continua após a publicidade

Journal: novo aplicativo de diário, para as pessoas registrarem seus pensamentos e atividades ao longo do dia, focado em preservar memórias e na saúde mental. Também pode dar sugestões de tópicos para escrever, analisar como você gasta seu tempo e detectar quando fizer uma atividade diferente.

Live Voicemail vai transcrever ligações para você decidir se atende ou não
Live Voicemail vai transcrever ligações para você decidir se atende ou não Imagem: Reprodução

Live Voicemail: os iPhones passarão a mostrar a transcrição de mensagens na caixa postal, ainda enquanto estiverem sendo gravadas, e assim você pode decidir se atende aquela chamada, mesmo se for de um número desconhecido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes