Samsung x Apple: nova briga opõe visões sobre criatividade e tecnologia

A rivalidade entre essas duas empresas não é algo recente, mas agora ganhou uma camada extra de criatividade. Após a Apple criar uma ação de marketing controversa e bastante criticada, a Samsung aproveitou o deslize para alfinetar a concorrente.

A gente entende a intenção da Apple, mas não consigo entender que isso passou por tanta revisão e ninguém falou: 'Nossa, isso pode dar ruim'. É meio inacreditável
Diogo Cortiz, colunista do UOL e apresentador do podcast Deu Tilt

A provocação da empresa sul-coreana à norte-americana foi discutida no Deu Tilt, podcast do UOL para humanos por trás das máquinas.

A empresa da maçã lançou um novo modelo de iPad no mês passado. Para promover o aparelho, produziu um vídeo ousado. Nele, diversos produtos, instrumentos e objetos relacionados à criatividade são esmagados por uma prensa industrial. Quando o equipamento sobe, o que está no lugar de tudo isso é o novo tablet. A ideia era mostrar que diversas tarefas criativas podem ser executadas com o iPad 4.

Mas a proposta não foi bem-recebida.

Parece uma ideia muito legal quando a gente está fazendo um brainstorm. Mas a galera que usa esses instrumentos [como] violão, bateria, tinta ou tudo que pode ensejar a imaginação não curtiu muito porque viu nesse movimento da Apple uma tentativa de esmagamento da criatividade
Helton Simões Gomes, colunista de UOL e apresentador do Deu Tilt

A Samsung não perdeu a oportunidade de cutucar a rival. Em outro vídeo, uma mulher pega do chão um violão detonado e começa a tocá-lo enquanto lê uma partitura no notebook Galaxy Tab S9. O vídeo é encerrado com a frase:

Criatividade não pode ser esmagada

No quadro "Arrasta pra cima", em que os apresentadores discutem cenas da vida como se ela fosse uma rede social, Diogo Cortiz reprovou a ideia da Apple, mas deu "like" para a empreitada da Samsung.

Continua após a publicidade

Eu achei muito legal o jeito que eles comunicaram isso, de usar a marca - nós conseguimos ver um computador da Samsung - mas de apoio à criatividade humana, enquanto que a Apple mostra essa ideia de esmagar tudo dentro de um produto tecnológico
Diogo Cortiz

Como a tecnologia pode evitar tragédias climáticas como a do RS?

O que o 'Faraó do Bitcoin' tem a ver com a nova revolução da internet?

Deu Tilt

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes