Bateria do iPhone 14 dura menos do que devia e irrita donos: 'Inadmissível'

Os celulares da linha iPhone 14 não têm nem um ano de vida e já enfrentam reclamações sobre a queda na vida útil da bateria. É o caso do recepcionista Lucas Xavier Petroni, 31, com seu modelo iPhone 14 Plus.

Em entrevista a Tilt, ele conta que comprou o celular no dia 14 dezembro do ano passado, três meses depois do lançamento oficial. Em agosto de 2023, observou que a saúde da bateria do aparelho marcava menos 8%, foi de 100% para 92% desde que começou a usar o telefone.

Quanto menor esse número, menos horas longe da tomada o smartphone tende a ficar. Acionada pela reportagem, a Apple informou que não comentará o assunto.

Tenho me espantado bastante com essa queda. Sempre utilizei carregador e cabo original para recarregar. Já tive outros iPhones, e me parece que, nesse modelo, a bateria tem se degradado mais rapidamente.
Lucas Xavier Petroni, recepcionista

O recepcionista conta que, nos modelos anteriores que teve, esse índice começava a cair, em média, depois um ano de uso. "Para mim isso é inadmissível, tendo em vista o alto valor do aparelho", acrescenta. Na época em que nova geração de smartphones da Apple foi lançada, os valores iam de R$ 7.599,00 (iPhone 14 de 128 GB) e chegavam a R$ 15.499 (iPhone 14 Pro Max de 1 TB).

A publicitária Mariana Larissa Dias, 27, também enfrenta uma situação semelhante. Ela foi presenteada com um aparelho iPhone 14 Plus em seu aniversário, em novembro de 2022. Com menos de um ano de uso, o aparelho já apresenta 92% de saúde da bateria.

"Tenho todos os cuidados na hora do carregamento, justamente para fazer com que a vida útil da bateria dure mais. Mesmo assim, teve essa redução. O modelo anterior que eu tinha, o iPhone 11, usei por mais de dois anos e a bateria não teve essa degradação tão rápido", conta.

Quer ver o status da sua bateria? Basta fazer o seguinte:

  • acessar o app das configurações > bateria > saúde da bateria
Continua após a publicidade

Usuários de outros países também relatam o problema nas redes sociais.

"Saúde da bateria no meu iPhone 14 Pro Max após 8 meses", afirmou @cabutto.

"A bateria do iPhone 14 dura menos? Segundo alguns relatos, as baterias desta geração se degradam mais rapidamente. O do meu 14 Pro Max está em 97%. O seu?", escreveu @patog7.

Os motivos do problema

A Apple não vem se manifestando sobre os possíveis problemas relatados pelos usuários nas redes sociais e não explica se as baterias do modelo 14 podem realmente ter algum problema.

Continua após a publicidade

No entanto, o site 9to5Mac, especializado em produtos Apple, levantou três possíveis razões para o problema. Sendo:

  1. Ajuste de algoritmo: pode ser que a Apple tenha ajustado o algoritmo que faz o cálculo da saúde da bateria;
  2. Sistema operacional: Também pode ser que o iOS 17 beta tenha tido um impacto grande na saúde da bateria do iPhone. Itens como gerenciamento de energia e bateria são menos refinados nas versões de teste do sistema;
  3. Recurso de tela: Outra possibilidade é que os recursos exclusivos do iPhone 14 Pro estejam afetando a saúde geral da bateria do aparelho -- o Always-On Display, por exemplo, mantém a tela do aparelho sempre ligada ou mostrando informações sem que o usuário precise tocá-la. Além disso, a tela do iPhone 14 Pro também pode atingir 2.000 nits de brilho máximo em ambientes externos, quase o dobro do iPhone 13 Pro.

Como são as baterias do iPhone

A Apple diz em seu site que as baterias do iPhone são de íon de lítio e, quando "comparadas com as baterias com tecnologia tradicional, carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor".

Ainda segundo a empresa, uma bateria é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos completos de carga ao funcionar sob condições normais.

"Um ciclo de carga termina quando você usa [descarrega] uma quantidade equivalente a 100% da capacidade da bateria, mas não necessariamente de uma carga. Por exemplo, você pode usar 75% da capacidade da bateria em um dia, depois dar uma carga completa durante a noite. Se você usar 25% no dia seguinte, terá descarregado 100%, e os dois dias vão equivaler a um ciclo de carga. Um ciclo completo pode levar vários dias. A capacidade de qualquer tipo de bateria será reduzida após um determinado número de recargas", descreve a Apple em seu site.

Continua após a publicidade
@tilt_uol

Pensando em comprar um iPhone novo? Se eu fosse você, esperava mais um pouquinho! #tilt #apple #techtokbrasil #tecnologia #iphone #iphone15 #foryou

? som original - Tilt UOL

Para mais vídeos com notícias, dicas e curiosidades de tecnologia e de ciência, siga @tilt_uol no TikTok.

Deixe seu comentário

Só para assinantes