Só depende do olhar, diz brasileiro destaque em prêmio de fotos com iPhone

O piauiense Adriano Mendes de Carvalho, 38, é dono de uma das melhores fotos do mundo tiradas com iPhone. Natural de Parnaíba, no Piauí, ele conquistou o 3º lugar na categoria fotografia de pessoas na 16ª edição do prêmio internacional iPhone Photography Awards, também conhecido como IPP Awards.

A lista com o nome dos vencedores foi divulgada na semana passada. Ele é o brasileiro com a melhor colocação nesta edição.

"Muitas vezes não acreditamos que somos capazes de algo, mas sempre tem quem intervenha de uma forma ou outra, e vemos que somos mais do que imaginamos", afirmou a Tilt.

"É realmente uma alegria grandiosa de felicidade comigo mesmo. Sempre defendi que fotografia depende do olhar e não do equipamento", acrescentou.

O Senhor dos Ventos

Adriano Carvalho trabalha com fotografia há 10 anos
Adriano Carvalho trabalha com fotografia há 10 anos Imagem: Arquivo pessoal

Fotógrafo profissional há 10 anos, Carvalho participa do IPP Awards há cinco. Nesta edição enviou apenas uma imagem (é permitido o envio de até 25 fotos para concorrer): a "Senhor dos Ventos".

Nela, um homem com cabelos brancos e esvoaçantes aparece em destaque no centro da fotografia. Carvalho conta que o clique foi feito durante um passeio realizado por ele em Buenos Aires, na Argentina.

O fotógrafo observou o senhor caminhando do outro lado da avenida e reparou no efeito do vento sobre os cabelos dele. O rosto expressivo também chamou a atenção de Carvalho.

Continua após a publicidade

Em questão de segundos, decidiu ir atrás do outro homem. Caminhou por cerca de dois quarteirões até conseguir, de alguma maneira, se posicionar em sua frente. Quatro fotografias foram tiradas com o iPhone XS.

Carvalho, então, mostrou uma das fotos para o senhor e perguntou se poderia usá-la. Segundo o fotógrafo, ele achou cômica a abordagem e o resultado, e deu a permissão para uso de seu rosto.

"Essa foto tem todo um contexto de informações juntas que são muito boas, contam uma história muito interessante (...) A expressão, ele estar vestido de terno, ser uma cidade grande e a personalidade forte dele, juntamente com algo inesperado, inusitado, quase caricato, que é a questão do vento no cabelo", afirmou Carvalho.

Como tudo começou

O brasileiro contou a Tilt que começou a fotografar em 2012 dentro do terreiro de Umbanda que frequentava. E se apaixonou pela área.

Contudo, ainda não podia deixar o trabalho num escritório de advocacia para seguir em outra profissão. Isso só foi possível depois de dois anos, e após vários cursos livres e contatos com pessoas experientes no setor.

Continua após a publicidade

A fotografia, diz ele, lhe ofereceu a liberdade de estar em vários lugares e conhecer pessoas. Seus primeiros trabalhos como fotógrafo profissional foi com retratos e ensaios, nos quais se especializou.

Depois, seguiu trabalhando com a fotografia social, aquela voltada para eventos como casamentos, formaturas, aniversários, debutantes e congressos.

Atualmente, Carvalho divide seu tempo como professor de fotografia no Senac Piauí, no polo de Parnaíba.

Nas horas vagas, ele realiza projetos pessoais, como o documentário fotográfico e audiovisual sobre Umbanda, que está desenvolvendo há alguns anos.

Carvalho gosta de levar um pouco do que chama de "fotografia livre", em que busca criar documentários, narrativas e histórias para aquilo que está sendo clicado.

O equipamento mais usado hoje em dia envolve câmeras da Fujifilm. Mas ele não dispensa o seu iPhone, por conta da praticidade, portabilidade e qualidade das imagens, além de ser menos invasivo e não chamar tanta atenção.

Continua após a publicidade

"Senhor dos Ventos", imagem premiada pelo IPP Awards, foi fotografada com um iPhone XS (de 2018), mas Carvalho prefere atualmente usar o iPhone 11 (de 2019).

Para mais vídeos com notícias, dicas e curiosidades de tecnologia e de ciência, siga @tilt_uol no TikTok.

Deixe seu comentário

Só para assinantes