Topo

Oferta de emprego, seguro-desemprego e mais: 3 novidades na busca do Google

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

28/06/2023 09h36

Brasileiros que usam o buscador do Google terão acesso a três novos formatos de pesquisa para obter informações sobre: oportunidades de trabalho para autônomos, benefícios sociais (Bolsa Família e seguro-desemprego) e postos de vacinação e UBS (Unidade Básica de Saúde).

Os anúncios foram realizados ontem (27) durante o evento Google for Brasil.

Segundo Bruno Pôssas, vice-presidente de engenharia da busca, a empresa quer oferecer aos brasileiros informações mais detalhadas sobre benefícios importantes para a sua renda. "Dessa forma, estimular o acesso à informação e maior adesão aos programas sociais", afirmou, em comunicado.

O esforço faz parte de ações semelhantes que a empresa já fez no passado. Em 2017, por exemplo, lançaram cards de saúde, que contêm informações de especialistas para quem busca por doenças ou condições médicas. Durante a pandemia de covid-19, o buscador exibia cuidados para quem pesquisasse sobre o tema.

Como vai funcionar

Bolsa família e seguro-desemprego

Google colocará no topo informações sobre benefício sociais, como na busca por "como se inscrever para o Bolsa Familia" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao fazer busca sobre quaisquer um dos temas, o Google dará destaques para páginas oficiais do governo brasileiro, no topo da página.

Ao procurar por "como se inscrever para o bolsa família", o Google mostrará guias sobre o que é o benefício, a qualificação e como solicitar, por exemplo. O mesmo se aplica ao seguro-desemprego.

Ainda que links oficiais desses serviços estejam no Google, é importante lembrar que a plataforma gov.br reúne serviços oficiais do Governo do Brasil. No site existem informações detalhadas sobre benefícios sociais. Para isso, é necessário ter um cadastro no site feito com CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o cadastro de uma senha.

Vacinação e postos de saúde

Busca por postos de saúde próximos no Google - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para quem não sabe se há postos de saúde ou UBS (Unidade Básica de Saúde) em uma região, o Google passará a mostrar tanto na busca quanto na ferramentas de mapas os endereços de casas de saúde baseado na localização.

Para isso, basta fazer buscas como:

  • Postos de saúde perto de mim
  • Onde posso me vacinar
  • Vacina perto de mim

Além do endereço, aparece telefone atualizado e horário de funcionamento, segundo o Google.

Ofertas de trabalho para prestadores de serviço

Agora será possível fazer buscas do tipo: "vagas de diarista em São Paulo". O sistema retornará oportunidades de trabalho da base do Trabalha Brasil, site do BNE (Banco Nacional de Empregos), que conta com mais de 320 mil vagas.

Basta procurar pela ocupação a região. De acordo com o Google, existem ofertas para trabalhadores temporários, empreiteiros, encanadores, diaristas, freelancers, entre outros.

É possível ainda usar filtros (como pedir para mostrar vagas até determinada distância da sua) e criar alertas de novas vagas.