Dona do TikTok mira expansão em streaming e quer competir com Spotify
Após oferecer competição ao Instagram, a ByteDance, dona do TikTok, está de olho no mercado de streaming de música. Segundo reportagem do jornal norte-americano Wall Street Journal, a companhia está negociando com gravadoras para expandir o Resso, sua plataforma de música, para países do mundo todo. A razão para isso é incomodar o líder Spotify e o Apple Music.
Resso existe pelo menos desde 2020 e está disponível apenas no Brasil, Índia e Indonésia. A plataforma, no entanto, não é super relevante nesses mercados.
A ByteDance considera expandir a plataforma para mais de uma dúzia de países — os Estados Unidos, um dos principais mercados do mundo, ainda não deve ser um dos locais a receber o app, segundo o jornal.
A ideia é tentar integrar o Resso ao TikTok. Dessa forma, usuários interessados em um trecho de música em um vídeo do TikTok poderiam facilmente ir para o Resso escutar a música completa e assinar o serviço.
Desafio para ganhar dinheiro
A reportagem do Wall Street Journal observa que o TikTok faz muito sucesso entre os jovens, e que tem auxiliado a criar hits virais em diversas partes do mundo, sobretudo durante a pandemia em que muitas pessoas, em isolamento social, ficavam em casa consumindo conteúdo. Muitos dessas músicas saíram do app e foram parar nas paradas de sucesso de cada país.
Mesmo assim, o sucesso do app de vídeo não tem sido o suficiente para transmitir popularidade ao Resso.
A plataforma, segundo a reportagem, tem dificuldades em gerar receita nos países onde atua. Como vários serviços de streaming, Resso conta com uma assinatura paga e outra grátis com propagandas. Mesmo assim, em países onde atua, existe pouca conversão de usuários grátis em pagos.
Integrar o Resso ao TikTok seria uma forma de a ByteDance entrar com mais força no mercado de streaming de música e facilitar para que artistas que se promovem no TikTok também ganhem dinheiro com streaming.
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