Retrospectiva Spotify 2023: como saber quais as músicas você mais ouviu

Dezembro marca a temporada oficial das retrospectivas de final de ano. O Spotify começa a liberar nesta quarta-feira (29) as listas de artistas, músicas e podcasts mais ouvidos pelos usuários.

A novidade em 2023 é que, baseado no seu consumo de músicas, a plataforma vai atribuir uma persona que melhor descreve como você utilizou o app no ano, além de exibir o top 5 gêneros e artistas mais ouvidos.

Como fazer?

Para conferir sua retrospectiva, chamada Spotify Wrapped, é bem simples. Ao entrar no app em seu celular ou tablet (com o sistema operacional Android ou iOS) com perfil e senha, um aviso já aparecerá na tela sugerindo a visualização da sua retrospectiva 2023.

Os resultados são apresentados em formato de Stories, para serem facilmente compartilhados no Instagram, TikTok, Facebook ou WhatsApp.

É importante destacar que o aplicativo Spotify deve estar atualizado no seu dispositivo. E que o recurso está sendo liberado aos poucos (algumas pessoas podem não conseguir visualizar por enquanto).

O que tem de novidade na Retrospectiva Spotify 2023?

Além de artistas e músicas mais ouvidas, o app definirá "personas" com base no seu consumo musical. As opções são:

  • Mutante - seu artista favorito muda a toda hora.
  • Alquimista - você cria suas playlists mais que todo mundo.
  • Raio de luz - seu gosto musical irradia a luz que existe em você -- no fundo, quer dizer que você ouve músicas divertidas e animadas.

A retrospectiva também exibe em quais locais há usuários com hábitos musicais semelhantes aos seus, o seu top 5 de gêneros e artistas mais ouvidos — no caso dos artistas, é possível ver, inclusive, em quais meses eles foram mais escutados.

Continua após a publicidade

Outra novidade é usar a experiência "Match" para a retrospectiva. Dessa forma, você consegue convidar amigos para combinar suas músicas favoritas, verificar a correspondência e compartilhar uma única playlist.

Artistas mais ouvidos no Spotify em 2023

Além da retrospectiva individual, o Spotify também reuniu dados dos seus milhões de usuários para revelar quem mais bombou no ano.

Dentre os artistas, o destaque vai para o sertanejo, que emplacou quatro posições no top 5 nacional; a exceção é o funkeiro MC Ryan SP:

  1. Ana Castela
  2. Henrique & Juliano
  3. MC Ryan SP
  4. Marília Mendonça
  5. Jorge & Mateus

No top 5 global, o destaque vai para Taylor Swift, que superou o rapper porto-riquenho Bad Bunny, que liderou no ano passado, mas é vice-líder neste ano

Continua após a publicidade
  1. Taylor Swift
  2. Bad Bunny
  3. The Weeknd
  4. Drake
  5. Peso Pluma

Músicas mais tocadas no Spotify em 2023

No top 5 nacional, também houve domínio do sertanejo.

  1. "Nosso Quadro", por Ana Castela
  2. "Leão", por Marília Mendonça
  3. "Erro Gostoso", por Simone Mendes
  4. "Bombonzinho", por Israel & Rodolffo e Ana Castela
  5. "Seu Brilho Sumiu", por Israel & Rodolffo e Mari Fernandez

Lá fora, quem levou a melhor foi a cantora Miley Cyrus. Outro destaque é "As it was", de Harry Styles, que foi líder no ano passado, mas continuou no top 5 deste ano.

  1. "Flowers", por Miley Cyrus
  2. "Kill Bill", por SZA
  3. "As It Was", por Harry Styles
  4. "Seven (feat. Latto)", por Jung Kook
  5. "Ella Baila Sola", por Eslabon Armado e Peso Pluma
Continua após a publicidade

Podcasts mais escutados no Spotify brasileiro

  1. Podpah
  2. Mano a Mano
  3. Café da Manhã
  4. Psicologia na Prática
  5. Não Inviabilize

Deixe seu comentário

Só para assinantes