Topo

Flopou! Ninguém interage com maioria dos Reels no Instagram, diz relatório

Relatório aponta que Reels possuem baixíssimo engajamento no Instagram - Ron Lach/Pexels
Relatório aponta que Reels possuem baixíssimo engajamento no Instagram Imagem: Ron Lach/Pexels

Letícia Marques

Colaboração para Tilt*, de São Paulo

13/09/2022 18h06

Na tentativa de ultrapassar o rival TikTok com a função de "Reels", que permite a criação e edição de vídeos curtos, o Instagram não conseguiu atingir o sucesso e nem o envolvimento esperado de seus usuários nessa opção de entretenimento, segundo o Wall Street Journal.

O jornal norte-americano afirmou ter visto, na última segunda-feira (12), cópias de relatórios internos do grupo Meta, responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, nomeadas como "Creators x Reels State of the Union 2022" de agosto deste ano, dizendo que os usuários não estão passando muito tempo no aplicativo vendo vídeos e muito menos interagindo aos conteúdos.

Ainda de acordo com o relatado, os usuários do TikTok estão ficando 10 vezes mais horas (equivalente a 197,8 milhões de horas) consumindo o conteúdo do aplicativo do que os usuários do Instagram no Reels, que caiu 13,6% nos últimos meses.

O documento aponta uma parcela de culpa nos produtores de conteúdo dessa função, que dos 11 milhões de usuários que criam esses materiais nos Estados Unidos, apenas 2,3 milhões postam mensalmente.

Outra observação é que um terço de todos os conteúdos divulgados no Reels foram criados em outros sites, inclusive alguns aparecem com marca d'água do TikTok. Sem contar que o total pago para os criadores desse conteúdo foi de US$ 120 milhões (R$ 622 milhões em reais convertido) até o momento, está abaixo do planejado de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões em reais convertidos) até o fim do ano.

Em resposta ao ocorrido, o porta-voz do Meta disse que os dados globais não estavam atualizados e que não refletia no crescimento do engajamento.

"Esta história usa dados desatualizados e, em alguns casos, incorretos para pintar uma imagem falsa de nosso progresso em Reels. Ainda temos trabalho a fazer, mas criadores e empresas estão vendo resultados promissores e nosso crescimento de monetização é mais rápido do que esperávamos, pois mais pessoas estão assistindo, criando e se conectando por meio de Reels do que nunca."

Em resposta ao Wall Street Journal, o diretor de operações do Instagram, Justin Osofsky, disse que estavam com uma "boa promessa no lançamento do Reels", mas que ainda precisam trabalhar bastante e outro ponto que entenderam é que os vídeos são mais compartilhados em mensagens privadas (direct) do aplicativo.

(*) Com informações de PetaPixel, Gizmodo e Business Insider