PUBLICIDADE
Topo

Enquetes no WhatsApp e mais: conheça 4 novidades que devem chegar no app

WhatsApp terá novidades para 2022 - Getty Images
WhatsApp terá novidades para 2022 Imagem: Getty Images

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

07/03/2022 17h21

O WhatsApp poderá liberar em breve uma nova função no aplicativo. A empresa, pertencente à Meta (ex-Facebook), parece estar de olho em adicionar uma função de enquetes dentro de grupos de mensagens.

A funcionalidade foi descoberta pelo site WeBetaInfo, especializado em antecipar novidades e acertar rumores do WhatsApp. De acordo com o site, a enquete foi observada na versão de testes do aplicativo mais recente para iOS (do iPhone).

WhatsApp trabalha para lançar funçao de enquetes em grupos - Reprodução/WeBetainfo - Reprodução/WeBetainfo
WhatsApp trabalha para lançar funçao de enquetes em grupos
Imagem: Reprodução/WeBetainfo

Ao que tudo indica, elas também terão criptografia de ponta a ponta. Ou seja, só quem tem acesso aos chats é que poderá saber as perguntas e respostas.

Isso indica que não será possível encaminhá-las para demais conversas de bate-papos. Elas devem ficar apenas entre os membros do grupo em que foram compartilhadas.

O WhatsApp não confirma rumores. Por isso, ainda não existe data para a funcionalidade estar disponível. Além disso, não se sabe se qualquer pessoa dentro do grupo poderá criar enquetes — ou se apenas administradores.

Também faltam informações sobre a quantidade de alternativas e tempo de duração das enquetes.

Outras novidades que devem pintar por aí

1. Reações às mensagens

Reações estão em breve no WhatsApp - Reprodução/WeBetainfo - Reprodução/WeBetainfo
Reações estão em breve no WhatsApp
Imagem: Reprodução/WeBetainfo

Sabe aquela função de reagir às postagens no Facebook com curtidas, corações e outros? O WhatsApp começou a testar um recurso parecido no aplicativo. Ele deve funcionar tanto na versão desktop quanto na de smartphone.

Segundo o WABetainfo, testes começaram a ser feitos com reações que representam curtida, alegria, espanto, tristeza, agradecimento, além de coração.

2. Comunidades

Função comunidade é testada pelo WhatsApp - Reprodução/WeBetainfo - Reprodução/WeBetainfo
Função comunidade é testada pelo WhatsApp
Imagem: Reprodução/WeBetainfo

Também em fase de desenvolvimento, a função Comunidade possivelmente substituirá a aba câmera no aplicativo do WhatsApp para celular.

Essa função permitirá gerenciar os grupos, por exemplo. Contudo, ainda não se sabe como seria esse gerenciamento, mas a expectativa é de que seja possível dividir os grupos por categorias: trabalho, estudos, lazer etc.

3. Dois novos idiomas

Pensando na regionalização do aplicativo em países onde ainda não é tão popular, o WhatsApp iniciou testes, de acordo com o WaBetainfo, com dois novos idiomas: amárico (um idioma afro-asiático) e somali (o idioma oficial da Somália, Somalilândia e Etiópia).

A inserção dos idiomas fará o WhatsApp suportar mais de 40 línguas diferentes se for confirmado.