PUBLICIDADE
Topo

Como limpar prata: use pasta de dente e outras dicas aprovadas pela ciência

Dicas podem ser usadas em talheres de prata - Freepik
Dicas podem ser usadas em talheres de prata Imagem: Freepik

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/11/2021 04h00

A prata (também chamada de argento) está em diversos objetos do nosso dia a dia. Brincos, pulseiras, anéis, colares, itens da casa, talheres, taças, bandejas, travessas. Mas você sabe o motivo desses objetos ficarem escuros com o tempo? E como fazer a limpeza para que a vida útil deles seja mais longa?

Tilt conversou com especialistas para descobrir por que isso acontece e como é possível limpar objetos de prata da melhor maneira.

O que faz a prata escurecer?

Produtos com prata acabam escurecendo por causa do contato deles com alguns gases na atmosfera (como compostos de enxofre). Nesse processo se forma sobre eles uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.

O gás sulfídrico, que tem cheiro de ovo podre, também pode interferir no processo. Outras partículas no ar e sais também podem agravar o escurecimento.

"A oxidação acontece pela ação do ar, mas vemos que locais de praia e com mais umidade e maresia aceleram a oxidação das peças de prata", explica a professora Eny Maria Vieira, doutora responsável pelo grupo de química analítica ambiental e ecotoxicologia da USP (Universidade de São Paulo).

O suor, que é composto de água e sais minerais dissolvidos, também ajuda a escurecer a prata. Por isso, pessoas que transpiram mais podem ter acessórios do tipo mais escuros do que outras.

E não há o que fazer para evitar que a oxidação aconteça, pois ela é um processo natural. "Cada metal tem uma característica, uns oxidam mais, outros menos. Isso inclusive mostra o quão nobre é o metal. O ouro, por exemplo, não escurece. Já o ferro oxida mais do que a prata", explica Thatiane Marini, professora de química do colégio Poliedro de São Paulo.

Como limpar a prata da forma correta?

Se você é fã de acessórios e itens produzidos a partir do metal então já sabe que nem sempre é fácil remover essa camada escurecida do material. Então conheça mais sobre os métodos de limpeza:

  • Pasta de dente

Uma das melhores formas de retirar a camada de sulfeto de prata é usar materiais abrasivos que são capazes de realizar essa limpeza, mas, para isso, é importante escolher bem o "agente", explica Roberto Figueiredo, biomédico conhecido como Dr. Bactéria.

"Ao usar um material abrasivo, você tira junto uma pequena camada superficial da peça. Vem o sulfeto e a prata que ainda não foi exposta aos gases junto. A peça fica limpa e brilhosa", afirma o professor Reinaldo Bazito, doutor do Instituto de Química da USP.

Portanto, a dica é algum abrasivo mais suave, como a pasta de dente. "O conceito é semelhante com escovar os dentes. A pasta nos ajuda a limpar, mas sem causar danos ao esmalte do dente, já que é um abrasivo mais leve. Por isso, é uma boa opção na hora de limpar a prata", explica a professora Eny Vieira.

  • Reversão química com papel alumínio e bicarbonato

Para quem quer tirar o escuro da prata sem perder nenhuma camada do material, outra dica é preparar uma reação química simples que pode ser feita em casa com água, papel alumínio e bicarbonato de sódio.

"Vamos deixar o alumínio em contato com a prata dentro de uma solução de água e bicarbonato de sódio. Assim, conseguimos reverter a oxidação. É uma técnica eletroquímica", explica Carlos Alberto Ciscato, coordenador de química do cursinho pré-vestibular Intergraus.

Para isso, é preciso que a água esteja aquecida. A folha de papel alumínio deve cobrir o recipiente e as peças de prata também estejam em contato direto com a folha. Por fim, adicione de uma a duas colheres de bicarbonato de sódio.

Como o alumínio oxida mais fácil do que a prata, ele cede elétrons para a camada de sulfeto da peça e converte essa parte escura em prata metálica. "Já o bicarbonato é o eletrólito que vai dar condução para os íons na solução", afirma Bazito.

  • Misturinha de vinagre branco, sal e limão

Segundo Eny, essa misturinha dos tempos da vovó é bem interessante também, pois ela funciona como um abrasivo bem leve. "O limão é um ácido e ele vai ajudar a desgastar a camada de prata que ficou escurecida", ensina.

A professora da USP recomenda fazer a solução e usar um pano suave para friccionar e deixar o material bem limpo.

  • Produtos para polimento

As substâncias específicas para limpar prata e as técnicas profissionais de polimento também são, segundo Bazito, uma boa opção.

"Esses produtos são formulados para isso e tem um bom resultado. Mas é sempre importante ressaltar que com técnicas desse tipo, acabamos perdendo camadas da prata", explica.

E o que evitar?

Ácidos concentrados, soda cáustica e outros materiais mais agressivos devem ser evitados, pois podem danificar a peça, além de aumentar o risco de acidentes domésticos, destacam os entrevistados.