Topo

Facebook Connect 2021: o que esperar e como assistir a conferência

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, quer que o Messenger seja um dos principais produtos de sua rede social. Ele, no entanto, não mais usa o comunicador. - Getty Images
Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, quer que o Messenger seja um dos principais produtos de sua rede social. Ele, no entanto, não mais usa o comunicador. Imagem: Getty Images

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

27/10/2021 09h06

Nesta quinta-feira (28), o Facebook deve anunciar algumas mudanças durante a conferência anual do Facebook Connect. Antes chamado de Oculus Connect, o evento tem como foco apresentar novidades sobre tecnologias de realidade virtual (RV). Por conta da pandemia de covid-19, a conferência será transmitida ao vivo sem público, seguindo a mesma tendência de outros eventos de lançamentos de diferentes marcas. E você poderá acompanhar no minuto a minuto de Tilt.

Apesar de focar no trabalho do laboratório de RV do Facebook e apresentar novos produtos físicos, a expectativa para este ano é que Mark Zuckerberg anuncie algumas mudanças na marca Facebook e fale sobre o planos para o futuro do ambiente digital. Reunimos abaixo algumas apostas.

Metaverso

Em setembro deste ano, o presidente-executivo do Facebook anunciou um investimento de US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) para construir seu próprio metaverso. O anúncio da proposta é um dos mais aguardados na conferência.

O projeto é de arquitetar um universo digital que poderá ser explorado por meio de diferentes dispositivos para se mover e se comunicar usando avatares. É um projeto ambicioso que busca expandir o mundo físico para o ambiente virtual.

Ao site The Verge, Zuckerberg explicou que trata-se de uma espécie de sucessor da internet como a conhecemos. "É como uma internet incorporada, ao invés de apenas ver o conteúdo, você está dentro dele", explicou. Não é apenas uma nova forma de realidade virtual ou de experiência 3D, mas um formato híbrido de transitar pelas redes sociais e pelo ambiente digital.

Novo nome

Na mira de investigações de veículos de imprensa nos EUA, a empresa de Mark Zuckerberg deve passar por uma repaginação. No dia 28, o novo Facebook pode ganhar até mesmo um novo nome, segundo informações do The Verge.

Ainda é um segredo guardado a sete chaves, mas a expectativa é de que o novo nome tenha relação com Horizon, o ambiente de imersão social em RV do Facebook, presente na plataforma Oculus Rift.

A intenção, de acordo com a fonte do The Verge, é posicionar o aplicativo do Facebook como apenas mais um entre os produtos do conglomerado. Além da rede social principal, o Facebook controla também o Instagram, o WhatsApp e a Oculus, empresa de realidade virtual.

Novos Oculus

Além de Zuckerberg, John Carmack, programador técnico da Oculus, terá um espaço na conferência para falar sobre novos produtos da marca. RV será assunto, mas o Facebook também tem investido em tecnologias de realidade aumentada (RA).

Alguns vazamentos apontam que haverá lançamento de uma nova versão do Oculus Quest, talvez uma versão 3 ou uma versão Pro.

Em animações divulgadas no Twitter, é possível ver um tutorial de supostas novas versões do dispositivo.

Horizon

Falando em RV, parte importante do projeto é o Horizon, apresentado na conferência Facebook Connect de 2020. O aplicativo ainda não foi lançado oficialmente, apenas uma versão beta do Horizon Workrooms, que permite às pessoas trabalharem em um "escritório virtual".

Entre os entusiastas da conferência, há expectativa de que sejam relevadas novidades sobre o Horizon.

Ray-Ban Stories

Neste ano, o Facebook anunciou uma parceria com a marca Ray-Ban para o lançamento do Ray-Ban Stories, óculos escuros que podem fazer stories para o Instagram. Jornalistas estrangeiros já testaram e o produto está à venda.

Na quinta-feira, há expectativa de que os óculos tenham alguma participação na conferência com anúncios de novidades.

Como assistir

A Facebook Connection acontecerá às 14h (horário de Brasília) de quinta-feira (28) e será transmitida ao vivo no site oficial do evento e em sua página no Facebook.