Topo

Musk diz que robôs humanoides da Tesla podem virar trabalhadores em Marte

Assim será o Tesla Bot - Divulgação
Assim será o Tesla Bot Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo

21/08/2021 10h33

Depois de anunciar que deve lançar no próximo ano um protótipo de robô humanoide para fazer trabalhos perigosos ou repetitivos que humanos não gostam de fazer, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse nesta sexta-feira (2) que esses bots de inteligência artificial podem um dia ser capazes de trabalhar em Marte.

Uma pessoa do Twitter perguntou a Musk se os robôs seriam produzidos em massa e enviados para o planeta vermelho como trabalhadores e ele disse: "Com sorte".

Vale lembrar que o bilionário também é dono da SpaceX, empresa que tem planos ambiciosos de enviar humanos à Lua e, em seguida, a Marte.

Segundo o empresário, o robô, que terá 1,72 metro de altura e 68 quilos, será capaz de executar tarefas como prender parafusos a carros com uma chave inglesa ou fazer compras no supermercado. Equipado um sistema de aprendizado de máquina, o humanoide tem câmeras no lugar dos olhos e "profundas aplicações para a economia", disse.

"No futuro, o trabalho físico será uma escolha", declarou Musk, enfatizando que a ideia é que a máquina seja acessível e deve ser vendida por 125 libras (R$ 920 na cotação atual).

"Estamos configurando-o para que num nível mecânico, num nível físico, você possa fugir dele e provavelmente dominá-lo", disse o empresário, antecipando o que todo mundo teme: que os robôs humanoides se tornem violentos.