Topo

Android 12: nova versão "Raspadinha" ajuda quem se atrapalha com telão

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

18/02/2021 04h00

O Android 11 foi lançado em setembro do ano passado, mas rumores sobre a futura versão do sistema operacional do Google não param circular na internet. O mais recente indica que o Android 12 deve manter a tradição de ter o nome de um doce como companhia. As apostas vão para Snow Cone. uma sobremesa de gelo e xarope de açúcar e frutas, no estilo da nossa "raspadinha".

Ainda não se sabe se o nome ganhará vida oficialmente, mas ele tem sido usado dentro da empresa. As revelações partiram do grupo XDA Developers, conhecido por vazamentos certeiros. Eles encontraram referências ao Snow Cone no código do Android, como abreviações "sc" no repositório.

No Android 11, apelidado apenas internamente de Red Velvet Cake, era usado "rvc".

Snow Cone Android - XDA Developers - XDA Developers
Imagem: XDA Developers

Além disso, foram vazadas algumas capturas de tela, onde chama atenção um tom bege opaco — não se sabe se é a opção padrão ou se tem a ver com o papel de parede e tema —, novos widgets, painel de notificações e menus que pertencem ao Android 12, segundo os rumores.

De acordo com o XDA, além das esperadas mudanças visuais e de interface, o Android 12 terá algumas funções novas ou modernizadas, como: modo de uma mão nativo; rotação automática inteligente; modo gamer integrado e configuração rápida de brilho das cores da tela.

Modo de uma mão

Com telas cada vez maiores, fica difícil usar um smartphone com uma mão só. O Snow Cone deve contar com uma função que reduz o tamanho da tela para 40% quando for necessário. Assim, a pessoa pode usar mais facilmente o celular com apenas uma das mãos.

Não é exatamente uma novidade — fabricantes como Samsung, Motorola, Asus e Xiaomi já oferecem tecnologias parecidas em seus aparelhos — mas agora o recurso será nativo do Android.

Rotação automática

A moderna rotação automática, mais inteligente, vai usar a câmera frontal para detectar quando o aparelho é virado para horizontal ou vertical. O atual recurso, pouco preciso, usa dados dos sensores de acelerômetro e giroscópio, que muitas vezes não reconhecem a mudança de orientação — o que leva algumas pessoas a bloquearem a função. A promessa é que o Android 12 venha com esse recurso mais preciso.

Modo Gamer

O GameManager Service deve ser uma novidade do Android 12. Ele é um novo serviço para gerenciar diversos recursos e configurações relacionados a jogos.

Aparentemente, é uma API (Interface de Programação de Aplicação) que ativa um modo de jogo para controlar notificações recebidas, brilho, sons, rotação e outros, oferecendo uma experiência gamer mais completa e confortável por longos períodos.

Brilho reduzido

No menu de acesso rápido, haverá a nova opção "Reduce Brightness", originalmente chamada "Reduce Bright Colors". É um recurso de acessibilidade, principalmente para auxiliar pessoas com problemas na visão. Permite deixar as cores menos brilhantes por um determinado período de tempo.

Comandos com toques na traseira

De acordo com o 9to5Google, site especializado em notícias relacionadas aos serviços da empresa, o Android 12 também deve trazer o recurso de dar toquinhos na traseira do celular para ativar determinadas funções, como: Google Assistente; captura de tela; play e pause em uma reprodução de mídia; abrir a aba de notificações; abrir a visualização de aplicativos recentes. Esse tipo de tecnologia já faz parte de iPhones, a partir do iOS 14, e de aparelhos Google Pixel.

Notificações de privacidade

Segundo o XDA Developers, o Google vem testando novos recursos de privacidade há dois anos e eles devem estar no Android 12. Ícones avisariam toda vez que um aplicativo estiver utilizando a câmera e/ou o microfone e a localização do aparelho, sendo possível desativá-los — com a atualização do iOS 14, os iPhones passaram a exibir pequenas bolinhas laranja e verde para avisar a mesma coisa.

Etapas do lançamento

O Google ainda não confirmou nenhuma dessas novidades. O primeiro "Developer Preview" — uma versão prévia para desenvolvedores poderem adaptar seus apps — do Android 12 estava marcado para ser liberado nessa quarta-feira (17). Conforme os programadores forem tendo acesso aos detalhes, novas confirmações devem surgir.

De qualquer forma, depois que isso acontece, as versões beta do sistema passam a ser disponibilizadas — a primeira é esperada entre maio e junho, e já deve ser bem próxima do Snow Cone final.

Ainda não há uma data de lançamento oficial do sistema operacional pronto para todos os usuários. Estima-se que isso aconteça até outubro, com base nos anos anteriores. O Android 11 "R" foi lançado recentemente, em setembro do ano passado, lembra?

A tradição dos nomes de doces

Desde o 1.5 Cupcake, de 2009, o Google tem a tradição de dar nomes de doces aos sistemas, seguindo as letras do alfabeto. O Android 10 Q representou o fim de uma era, e não teve nenhuma sobremesa associada publicamente a ele.

Já o Android 11 teve sua dose de açúcar, o bolo Red Velvet, mas o apelido foi usado apenas internamente na empresa, e não comercialmente.

Relembre todos:

  • Android 1.0 - Alpha (2008)
  • Android 1.1 - Beta (2009)
  • Android 1.5 - Cupcake (2009)
  • Android 1.6 - Donut (2009)
  • Android 2.0/2.1 - Eclair (2009)
  • Android 2.2 - Froyo (2010)
  • Android 2.3 - Gingerbread (2010)
  • Android 3.0/3.1/3.2 - Honeycomb (2011)
  • Android 4.0 - Ice Cream Sandwich (2011)
  • Android 4.1/4.2/4.3 - Jelly Bean (2012)
  • Android 4.4 - KitKat (2013)
  • Android 5.0/5.1 - Lollipop (2014)
  • Android 6.0 - Marshmallow (2015)
  • Android 7.0/7.1 - Nougat (2016)
  • Android 8.0/8.1 - Oreo (2017)
  • Android 9.0 - Pie (2018)
  • Android 10 "Q" (2019)
  • Android 11 "R" (2020)