PUBLICIDADE
Topo

iOS 14: entenda o que são as luzes verde e laranja na barra de status

Com a nova versão do iOS, os iPhones mostram uma luz laranja na tela - Reprodução
Com a nova versão do iOS, os iPhones mostram uma luz laranja na tela Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

21/10/2020 04h00

A Apple lançou o sistema operacional iOS 14 em setembro, mas uma das novidades gerou dúvidas entre os usuários: afinal, o que são as luzes verde e laranja que aparecem na parte superior da tela do iPhone? Basicamente, a ideia da Apple é mostrar aos usuários quando a câmera e o microfone estão funcionando.

O ponto laranja é a nova maneira de informar ao usuário que o microfone está em uso. Significa que o usuário pode estar usando a Siri, por exemplo. Mas essa pode ser também a maneira de saber se algum aplicativo está gravando algo sem sua permissão.

Portanto, fique atento: se você não está fazendo nada que exija o microfone e o ponto laranja aparecer, pode ser que você esteja sendo gravado em segundo plano.

Ao puxar a tela para baixo a partir do canto superior, o usuário consegue identificar o aplicativo que está o espionando e desinstalá-lo. Nas versões anteriores do iOS, os usuários não sabiam quando o microfone estava sendo acessado, a menos que o app estivesse em segundo plano.

Ok, mas e a luz verde?

A luz verde que acende na parte superior da tela tem função bastante parecida com a laranja. Ela é usada para informar ao usuário que a câmera está em uso. O ponto verde ativa, por exemplo, quando você desbloqueia o telefone com o Face ID.

O usuário também perceberá a luz ao usar aplicativos de chamadas em vídeo como FaceTime ou WhatsApp, ou quando estiver tirando uma selfie.

O ponto verde também vai aparecer quando a câmera traseira estiver em uso, o que significa que nenhum aplicativo vai poder te bisbilhotar sem o seu conhecimento. Novamente, se você vir o ponto verde sem esperá-lo, vale a pena abrir o centro de controle e vasculhar seus aplicativos abertos para encontrar o culpado.

É importante destacar que o iOS não sabe se o aplicativo está realmente filmando ou fotografando algo. Tudo que o sistema sabe é que o aplicativo pode acessar a câmera naquele momento.

A luz verde mostra para o usuário que a câmera está em uso - Reprodução - Reprodução
A luz verde mostra para o usuário que a câmera está em uso
Imagem: Reprodução

Para quais dispositivos?

A compatibilidade ao iOS 14 engloba todos os dispositivos que receberam a atualização do iOS 13. Veja se o seu está na lista: