Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quais os melhores games do ano até agora? Lista inclui Pokémon e Elden Ring

Pokémon Legends: Arceus - Divulgação/Nintendo
Pokémon Legends: Arceus Imagem: Divulgação/Nintendo

Colunista do UOL*

04/09/2022 04h00Atualizada em 09/09/2022 08h16

Se você é fã de games, 2022 (até agora) tem sido um dos melhores anos em termos de lançamentos. Só nos primeiros meses, tivemos o fenômeno "Elder Ring", além de surpresas independentes como "Tunic" e uma nova versão para outra plataforma de "God of War".

Como um bom apaixonado por jogos, a cada atualização eu corria para conferir. E montei uma lista que, na minha opinião, reúne os mais interessantes.

Fobia - ST Dinfna Hotel

Começando a lista por um jogo brasileiro desenvolvido pela Pulsatrix Studios: "Fobia - St. Dinfna Hotel". Quem gosta de um bom terror, esse cai como uma luva, já que é inspirado em clássicos como "Resident Evil" e "Silent Hill".

A história gira em torno do jornalista novato Roberto. Durante sua viagem a Santa Catarina, o protagonista precisa se hospedar em um hotel misterioso para investigar acontecimentos estranhos na cidade. O que poderia ser uma simples reportagem, se torna pouco a pouco algo de grandes proporções e muito sombrio?

Disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

Pokémon Legends: Arceus

Esse é só para quem assistia a Pokémon e se rendeu a febre do Pokémon Go há alguns anos. O RPG acaba de lançar um mundo aberto de Pokémon no Nintendo Switch, pegando de surpresa vários fãs da franquia (eu que o diga) por ter infinitas possibilidades de exploração.

O que mais me chamou atenção nesse game foram as mecânicas de caçada e a possibilidade de explorar o mundo existente ali, tornando o jogo ainda mais dinâmico.

Disponível para Nintendo Switch.

Tunic

Um bom jogo indie tem lugar cativo no meu coração, por isso, quando li sobre o "Tunic", fiquei imediatamente com vontade de jogar.

Com uma mistura de ação e aventura, o game criado pelo canadense Andrew Shouldice, nos permite controlar uma raposa e explorar biomas e masmorras utilizando a câmera na visão isométrica, o que particularmente achei muito legal, já que nos permite ver o jogo de cima para baixo.

Com referências da franquia "The Legend of Zelda", "Tunic" possui um estilo mais técnico, o que exige bastante concentração do jogador.

Disponível para Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

God of War para PC

A Sony finalmente aderiu a estratégia de levar os seus first-party para os computadores, e "God of War" era um dos mais aguardados dessa lista.

Com uma portabilidade muito bem construída, o game --um dos grandes sucessos de 2018-- foi relançado em janeiro deste ano, e emplacou da mesma maneira que quatro anos atrás. Agora, o jogo conta com uma avaliação de 100% na Steam, além da nota 93 no Metacritic.

Por usar o PC para jogar com frequência, posso dizer com propriedade que "God of War" foi um dos melhores que joguei (até então) nesse ano.

Dessa vez, podemos acompanhar o personagem Kratos em um novo capítulo da sua jornada, onde ele navega por territórios nórdicos, a medida que tenta se adaptar a sua nova realidade, como pai de Atreus.

Sem dúvidas, um jogo que deixa qualquer fã da franquia super-ansioso pela continuação.

Lego Star Wars: A Saga Skywalker

Já pensou se existisse a combinação do Lego + Star Wars? Pois, existe!

O novo jogo de aventura Lego adapta todos os nove filmes da saga em um único jogo. Pasmem! Ao todo, são 45 anos de história do cinema representados em um só game. O que parecia ser impossível, se tornou algo brilhante, já que o "Lego Star Wars: A Saga Skywalker" consegue revisitar os momentos mais marcantes da franquia, e em momentos pontuais tira sarro da própria história, o que eu achei uma ótima sacada e que deu um tom divertido ao jogo.

Disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

Elden Ring

Depois de uma longa espera, finalmente o novo jogo da FromSoftware foi lançado. "Elden Ring" foi o maior projeto criado pelo estúdio, que já é conhecido por outras criações como "Sekiro" e "Bloodborne".

Esperado desde 2019, quando foi anunciado, Elden foi um sucesso de crítica e recebeu nota 98 no Metacritic. O jogo é um RPG de ação e mundo aberto, em que o usuário precisa criar o seu próprio personagem e explorar as Terras Intermediárias da forma que achar melhor, o que não é tão fácil com criaturas bizarras pelo caminho que aparecem para dificultar a jornada do jogador.

A história é assinada por Hidetaka Miyazaki e o famoso autor de "As Crônicas de Gelo e Fogo" (livros que deram origem à série "Game of Thrones"), George R. R Martin.

Disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.

Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.