Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De 'Jobs' até 'Dilema das Redes': 7 filmes para entender a tecnologia hoje

Filme "Jobs" (2013), com Ashton Kutcher - Divlgação/Universal Home Video
Filme "Jobs" (2013), com Ashton Kutcher Imagem: Divlgação/Universal Home Video

Colunista do UOL

25/09/2022 04h00

Séries e filmes podem ser uma ótima forma para aprender sobre assuntos diversos e de uma maneira dinâmica.

Como estou atento a tudo que se relacione a tecnologia, procuro ver nas telas obras que falem sobre esse tema.

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por cinema.

Sempre procuro saber quais são os últimos lançamentos, adoro descobrir um filme antigo que ainda não conhecia ou assistir incontáveis vezes a um que já vi, se achar que vale a pena.

E, caso você também seja assim ou queira começar a mergulhar em um novo universo, fiz uma lista com os meus filmes preferidos que abordam o tema da tecnologia.

Dá uma olhada:

A Rede Social

Quem tinha 10 anos ou menos quando o filme foi lançado, está por dentro de todas as trends do TikTok, mas sabe pouco ou quase nada de como se deu o início das redes sociais, esse filme é uma ótima pedida.

Narra a história de Mark Zuckerberg, a mente por trás do Facebook: o que o levou a criar a rede social e toda a batalha jurídica e burocrática que envolve uma empresa com essa proporção.

Um filme que provavelmente muitos já assistiram, mas sempre é bom rever.

Onde assistir: Alugue na Prime Video

Ex-Machina: Instinto Artificial

Para quem se questiona —ou acredita— se as máquinas podem pensar, esse filme é a escolha perfeita. Ele mostra a relação de um criador de inteligência artificial que se apaixona por sua criação.

Adoro esses filmes que nos fazem pensar sobre os limites da tecnologia, com perguntas do tipo:

  • Será que há limite para os avanços tecnológicos?
  • Quais os riscos de criar robôs que simulam as emoções humanas?
  • Como estará a humanidade daqui a 20, 30 ou 50 anos?
  • Qual papel a tecnologia irá exercerá naquele momento?

Muitas perguntas que podem permear a mente humana, mas para as quais ainda não temos respostas precisas.

Onde assistir: Prime Video

Jobs

Quem é fã da Apple precisa assistir a esse filme! E quem não é também. "Jobs" conta a história da personalidade que criou uma das empresas mais conhecidas e lucrativas da atualidade.

O filme narra toda a trajetória empreendedora de Steve Jobs e as dificuldades que enfrentou para lidar com a transformação da sua vida profissional e pessoal.

Onde assistir: Netflix

Privacidade Hackeada

Esse aqui é um dos meus preferidos e de deixar qualquer um de boca aberta. "Privacidade Hackeada" mostra o escândalo envolvendo a empresa britânica Cambridge Analytica, que atuou em várias campanhas políticas —das eleições nos Estados Unidos ao Brexit— e coletava dados de forma não consentida de usuários do Facebook ao redor do mundo.

A história é contada através da vida de um professor americano, que descobre junto a outras milhares de pessoas, que teve o seu perfil hackeado para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016.

Será que esse caso foi levado à corte? O que aconteceu com essas empresas e todos os dados coletados?

Para não dar spoilers, vou te deixar com essas perguntas em mente, que serão respondidas ao longo do filme.

Onde assistir: Netflix

O Dilema das Redes

Apesar de ter sido lançado em 2020, eu só fui assistir a esse filme em meados de 2021 e gostei muito de primeira. Por mais que trabalhe diariamente com a tecnologia, procuro sempre controlar o meu acesso diário às redes sociais, e é justamente sobre isso que o filme aborda.

No documentário, especialistas em tecnologia expõem as técnicas usadas por esse mercado para fazer com que os usuários passem cada vez mais tempo presos aos aplicativos, o que inclui manipulação da informação e jogos que afetam o nosso psicológico. O filme também investiga quais os resquícios que essa dependência pode causar na mente humana.

Um filme muito interessante, que nos faz repensar o quanto de tempo e energia gastamos postando e rolando o feed?

Onde assistir: Netflix

Tenet

Estrelado por John David Washington, esse filme aborda uma missão para garantir a sobrevivência dos seres humanos e para evitar a Terceira Guerra Mundial. Por mais que seja ficção, levanta um tema muito atual: armas nucleares.

O filme mostra um pouco do avanço da tecnologia sendo utilizada para fins nada genuínos e de como a ganância e o poder nas mãos erradas podem ter consequências terríveis.

Onde assistir: HBO Max

Anon

Uma ficção que mostra uma realidade distópica, onde não há privacidade, já que todos são vigiados a todo momento e 24 horas por dia.

O que aparentemente pode passar uma ideia de total segurança, mostra que nem tudo é o que parece, já que acontece um crime e a polícia precisa descobrir como isso aconteceu e como o(a) autor(a) consegue se manter no anonimato mesmo com tanta vigilância.

Uma obra interessante para refletir e debater sobre a segurança digital, invasão de privacidade, limites...

E mesmo tendo sido lançado há quatro anos e ser uma ficção, podemos ver que não está tão longe assim da realidade.

Onde assistir: Netflix.