Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

6 eventos geek para nerd de carteirinha e que até quebram barreiras sociais

Criança conversa com cosplayer de Batman em cena flagrada durante a Perifacon de 2019, em São Paulo - André Lucas/UOL
Criança conversa com cosplayer de Batman em cena flagrada durante a Perifacon de 2019, em São Paulo Imagem: André Lucas/UOL

Colunista do UOL*

28/08/2022 04h00

Não é de hoje que o universo geek de séries, livros, filmes e quadrinhos conquista fãs ao redor do mundo e de todas as idades. As temáticas que abordam cultura nerd com super-heróis, tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiros crescem ano após ano, e não à toa os eventos voltados para esse público se espalham pelo Brasil e exterior.

Essas convenções apresentam novidades sobre o mundo geek, promovem a venda de produtos, além de trazer participação de diretores, atores e outras personalidades.

Particularmente, sou um apaixonado por esse tipo de programação e procuro sempre estar informado das próximas edições, até mesmo das que não ocorrem aqui no país, mas que às vezes ditam alguma tendência no setor.

E se você ainda não está acostumado a frequentar esses espaços e quer entender melhor as características de cada tipo de evento, separamos uma lista com os principais eventos geeks que você precisa conhecer.

Perifacon

PerifaCon  - Reprodução/ Facebook/ perifaconoficial - Reprodução/ Facebook/ perifaconoficial
Jovem tira foto de trabalho exposto na edição deste ano da Perifacon, em São Paulo
Imagem: Reprodução/ Facebook/ perifaconoficial

Em São Paulo, rolou a segunda edição da Perifacon, em 31 de julho. Ela é a Comic-Con das favelas e tem o objetivo, assim como as outras, de falar e incentivar o conhecimento através da tecnologia, dos quadrinhos, filmes e cultura pop em geral. Ela mostra que para isso não deve haver barreiras, independente de questões sociais.

Marco presença desde a primeira edição e me sinto privilegiado de ver algo assim de perto.

É lindo ver pessoas pretas podendo desfrutar de algo que gostam apenas por lazer ou hobby, de observar os olhos encantados das crianças ao ver todas as cores, fantasias e histórias diversas. De ver jovens descobrindo seus talentos ou expressando a sua personalidade com liberdade e em um local seguro para nós.

Amo todos os eventos que envolvem a cultura geek, mas não tem como negar que esse tem um espaço especial no meu coração (e agenda). A segunda edição rolou na Fábrica de Cultura da Brasilândia, zona norte de São Paulo. E contou com painéis, mesas, exposições, debates, além de um concurso de cosplay, shows e muito mais (dá para conhecer mais sobre a Perifacon no site deles).

San Diego Comic-Con

Comic-Con Internacional de San Diego volta ao formato presencial em 2022 - Emma McIntyre/Getty Images - Emma McIntyre/Getty Images
Cosplayer de Super-Homem tira foto com cosplayer de Hela durante a Comic-Con deste ano
Imagem: Emma McIntyre/Getty Images

Inspiração para outros do ramo, o San Diego Comic-Con acontece desde 1970 e é um dos maiores e mais conhecidos eventos geeks do mundo.

Como bom fã da Marvel, o que mais amei na edição deste ano, que aconteceu em julho, foi que o estúdio aproveitou o evento para soltar algumas novidades, como projetos que vão chegar nos cinemas e streamings nos próximos anos.

Inclusive, foi anunciado já para o ano que vem os "Guardiões da Galáxia Volume 3", um dos filmes que estou mais aguardando.

Além disso, os filmes dos Vingadores também já estão nos planos: "Vingadores: Dinastia Kang" e "Vingadores: Guerras Secretas" serão lançados em 2025. Ainda teremos dois anos de espera pela frente. Mas, como um apaixonado pela Marvel, creio que as expectativas serão atendidas e a espera valerá a pena.

Quer saber mais? Dá uma olhada no site da Comic-Con para conferir muitos outros detalhes.

D23 Expo

D23 Expo 2017 - AFP/Photo - AFP/Photo
Fãs se vestem como personagens da animação Frozen, na D23 Expo 2017, nos EUA
Imagem: AFP/Photo

A Disney é uma das maiores empresas de entretenimento e há uma convenção especialmente para ela: a D23 Expo. Ela traz todas as novidades da turma do Mickey e tem ganhado cada vez mais espaço no calendário de muitos fãs.

Neste ano, o evento será em setembro, nos EUA, quando serão divulgados os futuros lançamentos das produtoras Walt Disney Animation Studios, Pixar, Marvel e Lucasfilm.

Com certeza seria um evento que eu adoraria ir se houvesse uma edição aqui no Brasil. Enquanto isso não acontece, é possível assistir algumas coisas do evento nas redes sociais, como a Disney & Marvel Games Showcase, apresentação digital que conta com anúncios de jogos e empresas.

Você pode acompanhar pelo YouTube, Twitter e Facebook. Se quiser conhecer mais a fundo, o site da D23 Expo é uma boa pedida.

CCXP - Comic Con Experience

 CCXP 2019 - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Intérprete da Mulher-Maravilha, a atriz Gal Gadot posou para fotos antes de visitar a CCXP 2019, em São Paulo
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Realizado pela primeira vez em 2014, a CCXP bateu recorde em 2021 e reuniu mais de cinco milhões de pessoas em dois dias consecutivos de feira. Considerado o maior evento de cultura pop do país, cobre as principais áreas dessa indústria, como videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries para a TV.

Neste ano, acontecerá em dezembro, no São Paulo Expo. E para quem quer ver tudo de pertinho, é bom já ir garantindo o seu ingresso, já que as vendas já estão no segundo lote e podem acabar em breve.

Para mais informações e compra de ingresso, dê uma olhada no site oficial da CCXP.

Game XP

Game XP Arena, no Rock in Rio - Luciola Villela/UOL - Luciola Villela/UOL
Game XP Arena, no Rock in Rio, em 2019
Imagem: Luciola Villela/UOL

Quem é apaixonado por games, precisa conhecer o Game XP, um dos eventos mais direcionados para a área. Tive a chance de participar e amei a experiência.

É uma ótima oportunidade para aqueles que querem saber os principais lançamentos das empresas que são destaque no setor, além de poderem jogar as novidades antes mesmo de serem disponibilizadas para venda.

Ficou curioso? Vem olhar o site da Game XP para mais detalhes.

Comiket

Comic Market - Reprodução/ Facebook/ ComicMarketOfficial - Reprodução/ Facebook/ ComicMarketOfficial
Cosplayers participam da edição mais recente da Comic Market
Imagem: Reprodução/ Facebook/ ComicMarketOfficial

A Comic Market, ou simplesmente Comiket, é a maior feira de quadrinhos do mundo. Acontece desde 1975 no Japão e sempre em duas edições: a de inverno, em dezembro, e a de verão, em agosto.

Este ano contou com cosplayers de brilhar os olhos de qualquer otaku (como são chamadas as pessoas que gostam da cultura pop japonesa).

O site oficial é em japonês, mas o perfil no Facebook tem posts em inglês. Vale a pena dar uma olhada.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.