Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você sabe limpar o celular do jeito certo? Veja o que pode e não pode fazer

Usar um tecido macio para limpar o seu celular é uma das dicas para não correr o risco de danificar o aparelho - Denis Prikhodov / Adobe Stock
Usar um tecido macio para limpar o seu celular é uma das dicas para não correr o risco de danificar o aparelho Imagem: Denis Prikhodov / Adobe Stock

Colunista do UOL*

24/06/2022 04h00

O celular faz parte da nossa vida. É onde armazenamos muito da nossa rotina, desde uma lista de compras no supermercado até as conversas com amigos nas redes sociais. Isso sem falar nos aplicativos para o trabalho e o lazer.

Por isso, ele está sempre com a gente. Em casa, no transporte público, às vezes nas refeições e até no banheiro. A gente pega nele sem pensar muito, sem limpar as mãos. E também guarda em lugares nem sempre tão limpos, como bolsos, bolsas e mochilas.

Uma pesquisa realizada na Devry Metrocamp, em Campinas (SP), identificou que um smartphone pode ter até 23 mil fungos e bactérias causadores de intoxicações alimentares, micoses, conjuntivite e até infecções respiratórias e urinárias.

Qual é a melhor maneira de higienizá-los? Você sabe quais produtos são mais indicados? Montei uma lista do que pode ou não ser utilizado.

Ao contrário do que muitos pensam, o álcool em gel que se popularizou na pandemia não pode ser aplicado. Isso porque a tela do celular possui uma barreira oleofóbica, que protege o smartphone dos óleos produzidos pelas nossas mãos e outras partes do corpo.

O recomendável é o álcool isopropílico ou outros itens a base dele, que sejam específicos para os equipamentos e que podem ser encontrados na internet, lojas de informática ou em alguns supermercados.

Na minha empresa InfoPreta, temos o IP Clean, produto desenvolvido por mim e pela minha equipe para limpar notebooks, mas que também pode ser utilizado em celulares.

IP Clean - Arquivo Pessoal  - Arquivo Pessoal
IP Clean, produto da InfoPreta
Imagem: Arquivo Pessoal

Veja mais dicas abaixo:

Como limpar?

  • O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é desligar o aparelho, retirar a capa e desconectar cabos e acessórios;
  • Utilize álcool isopropílico com concentração de 70% ou produtos que sejam específicos para limpeza de eletrônicos. Esse álcool é recomendado porque contém pouca água, o que evita a oxidação das peças.
  • Se você optar pelo álcool isopropílico 98%, o ideal é diluí-lo um pouquinho antes de usar;
  • De acordo com infectologistas, o álcool etílico também é recomendado, por ser eficiente para matar a grande maioria dos vírus;
  • Limpe apenas com panos macios que não soltem fiapos; evite papel-toalha, lenços abrasivos ou outros similares;
  • Além de limpar o aparelho, é imprescindível higienizar também capas de proteção ou qualquer outro acessório. Se a capa for feita de plástico, silicone ou materiais desse tipo, é possível usar água e sabão e deixar secar naturalmente. Se for couro ou similares, limpar com produtos apropriados;

O que evitar?

  • Não borrife líquidos diretamente no aparelho, mesmo o álcool que evapora rapidamente. O recomendável é passar um pano (como citado acima) para evitar que partes sensíveis, como entrada de fone de ouvido ou alto-falantes, sejam atingidas.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.